Indústria do calçado prossegue visitas às escolas do Norte do distrito para cativar ‘novos talentos’

322
"Roteiro do Conhecimento" da indústria do calçado (CTCP).

O ‘Roteiro do Conhecimento’ prossegue pelas escolas dos concelhos dos principais núcleos da indústria de calçado, incluindo o Norte do distrito de Aveiro, com o objetivo de “preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No ano letivo 2023-24, foram visitadas 78 escolas, envolvendo cerca de 1.900 alunos dos concelhos de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, que são consideradas “as principais cidades de concentração da indústria de calçado”.

“Números que serão reforçados já este ano”, garante a Associação Portuguesa da Indústria do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS).

A iniciativa de divulgação escolar está enquadrada no projeto Bioshoes4all, que pretende “desmistificar ideias pré-concebidas e apresentar a indústria do futuro”, contando com apoio das autarquias das escolas visitadas.

As empresas esperam que a comunidade estudantil contactada possa, a prazo, resultar em futuros quadros qualificados. “Até 2030, a indústria europeia da moda vai necessitar de 500 mil novos colaboradores. Os dados da Comissão Europeia sugerem que o diagnóstico é comum a outros setores e afetará, em particular, países como Espanha, França, Itália e Portugal”, refere a APICCAPS.

O ‘Roteiro do Conhecimento’ está a visitar as escolas pelo segundo ano seguido “de modo a preparar as gerações do futuro e atrair uma nova geração de talento”. Os alunos dos 2º e 3º ciclos ficam a conhecer, entre outras inovações, o conceito ‘fábrica do futuro’ que antecipa os novos desenvolvimentos perspetivados para uma indústria que é campeã de exportações. Com uma duração de três anos, a iniciativa faz parte do Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.

Discurso direto

“À medida em que o setor de calçado e de artigos de pele evolui para novos patamares de excelência, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade. Continua a existir na sociedade um conjunto de estereótipos relacionados com os setores industriais que importa desmistificar. Ainda que não seja um problema exclusivamente português, há um trabalho de proximidade a desenvolver” – Luís Onofre, presidente da APICCAPS.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.