O presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha, António Loureiro, agradeceu “a rápida e pronta resposta do Governo em relação aos incêndios e à disponibilização de apoios, começando pelos agrícolas”.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Para o edil, que falava num encontro que levou ao concelho o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, “este esforço concertado é o sinal claro de esperança para que as pessoas possam recuperar e retomar a normalidade das suas vidas”, relembrando que “para muitas pessoas a terra é um complemento indispensável para garantir o sustento das suas famílias”.
As populações com prejuízos causados pelos incêndios de Setembro começaram a beneficiar de apoios para “primeira intervenção de auxilio” disponibilizados pelo Governo, estando disponível uma verba de 100 milhões de euros do Orçamento de Estado.
Em Albergaria-a-Velha, mais de 60 habitações foram consumidas pelas chamas, total ou parcialmente, e dezenas de empresas foram afetadas. A floresta, “que ocupa uma parte significativa do território, sofreu perdas graves, sendo necessária uma estratégia clara que também abranja a recuperação florestal”, defendeu o autarca local, para o sector deve ser encarado “como um projeto de interesse nacional”.
O Primeiro-Ministro começou por entregar 107.000 euros a 19 agricultores de Penalva do Castelo. Em Albergaria-a-Velha, 25 agricultores também receberam apoio, com um valor máximo de 6.000 euros para os beneficiários mais prejudicados. Mais de 200 produtores aguardam para receber ajudas nas próximas semanas.
Artigos relacionados
Agricultores começaram a receber apoios do Governo
Fogo em Albergaria-a-Velha causou prejuízo de 30 ME
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.