Inaugurado ‘Albergue’ municipal em Oliveira de Azeméis para servir peregrinos do ‘Caminho de Santiago’

599
Albergue do Apeadeiro, Oliveira de Azeméis.

O ‘Albergue do Apeadeiro’ criada pelo município de Oliveira de Azeméis, com capacidade para 12 lugares em dois pisos, “está agora dotado de comodidades que permitirão aos ocupantes recuperarem do caminho com conforto e confraternizarem entre si”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, a gestão desta unidade de alojamento na antiga estação da Linha do Vouga em Cucujães ficará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Cucujães.

O projeto teve um investimento de cerca de 200 mil euros, com um apoio comunitário de 139.055 euros através da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), no âmbito da Medida 10.2 do programa Leader – PDR 2020.

“Este equipamento encontra-se agora refuncionalizado para servir a comunidade, mantendo a identidade de forma a que a estação se mantenha na memória coletiva dos cucujanenses”, referiu, na inauguração, o presidente da Câmara oliveirense.

Joauqim Jorge agradeceu à IP – Património, empresa do grupo Infraestruturas de Portugal (IP), que subconcessionou as instalações.A “cedência” tornou “possível que esta obra fosse uma realidade para mudar a vida daquele espaço tão identitário para o território em que nos encontramos”, sublinhou o edil.

Albergue do Apeadeiro, Oliveira de Azeméis.

O ‘Caminho de Santiago’ atravessa o município de Oliveira de Azeméis numa extensão total de cerca de 16km, desde a freguesia do Pinheiro da Bemposta, no extremo sul do concelho, até à freguesia de Cucujães. A nova infraestrutura municipal pretende apoiar os peregrinos de Fátima e de Santiago de Compostela que atravessam este território, cujo número tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos

O Governo certificou o Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, “pela sua importância patrimonial, histórica e cultural”. O caminho central atravessa 13 municípios e tem uma extensão de 177,8 quilómetros.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.