Impostos continuam no mínimo em Águeda

140
Câmara de Águeda, Paços de Concelho.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Águeda anunciou que decidiu manter os impostos em 2025 nos seus valores “mínimos para apoiar famílias”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Além da taxa mínima de IMI (0,3 %), vai devolver aos contribuintes o benefício municipal que receberia na liquidação do IRS, sublinhando que as medidas “apoiam diretamente as famílias do concelho”.

O pacote fiscal para 2025 foi aprovado na passada quinta-feira, em reunião de Câmara. A maioria diz estar a fazer “uma gestão equilibrada” que “estimula a economia local, apoia as famílias e melhora a qualidade de vida da população”.

Discurso direto

“A política fiscal que aplicamos desde 2017 concretiza reduções específicas e benefícios para as famílias do concelho. Continuamos a ser um dos poucos municípios do país e o único em toda a nossa região que aplica os mais baixos impostos, com um impacto direto nas famílias e no bolso dos contribuintes. Para além de ter em conta os encargos que os munícipes têm, demonstra o compromisso em criar um ambiente propício ao desenvolvimento social e económico” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Proposta de impostos locais a submeter à Assembleia Municipal

IMI » Águeda vai manter este imposto que incide sobre os prédios urbanos e rústicos, no mínimo legal, ou seja 0,3%, o que corresponde a uma poupança de 50% para os contribuintes relativamente a muitos concelhos da região, que cobram a taxa máxima de IMI (0,45%);

IRS » Abdica totalmente do montante a que teria direito na comparticipação dos seus contribuintes, ou seja 5% (um contribuinte com residência fiscal no concelho de Águeda, com um coleta líquida de, por exemplo, 10 000 euros, quando liquidar o seu IRS, receberá 5% desse valor, ou seja 500 euros);

Derrama » À semelhança do que tem sido a sua política fiscal nos últimos anos, a Câmara de Águeda decidiu pela aplicação da taxa de 1,5% para as empresas que apresentem um volume de negócios superior a 150 mil euros. As empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros estarão isentas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3