O Município de Ílhavo inaugurou, na passada terça-feira 6 de agosto, novos e renovados espaços de lazer e de desporto, num investimento global superior a 400 mil euros.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Em Ílhavo, na freguesia de São Salvador, foi inaugurada a reabilitação do Parque Urbano da Malhada, um investimento superior a 150 mil euros, que inclui o reforço da zona verde, a renovação do campo de jogos, de futebol e de basquetebol, e a construção de duas novas infraestruturas desportivas – um campo de padel e um pumptrack. Estes novos equipamentos são de utilização livre e gratuita, sendo os primeiros deste tipo no Município.
Na Praia da Barra foi inaugurado o novo passadiço em estrutura de madeira, sobre a ria, na ligação da urbanização da Quinta da Barra à Rua Ria Mar. O investimento total, na ordem dos 70 mil euros, inclui não só a construção do passadiço com uma extensão de 105 metros, mas também os arranjos da zona envolvente.
Ainda na Praia da Barra, decorreu uma visita ao renovado campo de futebol e ao novo skatepark, ambos situados na zona mais a norte. Ambos os equipamentos, que representam um investimento superior a 120 mil euros, integrarão o futuro Parque Urbano da Boca da Barra, cujo projeto foi apresentado no mesmo dia, em conjunto com a Administração do Porto de Aveiro.
A jornada de visitas terminou na Costa Nova do Prado, onde foi inaugurada a obra de reabilitação da frente ria, já após recentes investimentos, nomeadamente na instalação de um sistema de rega mais eficiente em todo o relvado, resultante de uma candidatura a financiamento na ordem dos 70 mil euros, e na reabilitação de todos os abrigos de madeira do cais dos pescadores. A intervenção inaugurada, resultado de um investimento superior a 60 mil euros, inclui a expansão da zona verde entre o clube de vela e os campos de ténis. Nela inclui-se, não só o aumento da área relvada, mas também a reabilitação da sua envolvente, nomeadamente dos antigos muros do parque infantil, dos muros do campo de jogos e da pérgula adjacente, bem como na instalação de um elemento escultórico fruto de um trabalho de investigação inspirado na cobertura do antigo mercado de Ílhavo.
Estudo prévio para o novo Parque Urbano da Boca da Barra
O estudo prévio apresentado, da autoria do arquiteto Ricardo Vieira de Melo, prevê a requalificação da zona mais a Norte da Praia da Barra, numa área de 3 hectares ao longo da marginal da ria, propriedade do Porto de Aveiro. O objetivo da intervenção passa pela transformação de toda a área num extenso corredor verde dotado de equipamentos de desporto e lazer.
Numa área com uma extensão próxima dos 700 metros e uma largura média de 50 metros, prevê-se, não só a beneficiação do caminho ribeirinho pedonal existente com o seu alargamento, como também a criação de uma ciclovia independente para tornar a utilização deste espaço mais segura para todos, através da existência de corredores dedicados. O espaço verde funcionará como uma zona de transição entre a ria, a partir do passeio marginal, e a zona edificada da Praia da Barra, proporcionando, simultaneamente, uma zona de proteção face ao arruamento existente.
Os atravessamentos transversais serão devidamente assegurados, no alinhamento dos arruamentos já existentes, promovendo uma ligação mais direta à marginal da ria. Junto destes atravessamentos, prevê-se também a instalação de dois equipamentos de apoio para restauração, bem como um parque infantil e um parque juvenil. Está ainda prevista a instalação de iluminação rasteira que torne o espaço possível de frequentar durante a noite, mas que não perturbe a operação portuária.
Nesta grande área já existem dois equipamentos desportivos, reabilitados nos últimos dois meses pelo Município de Ílhavo, num investimento superior a 120 mil euros, e que se encontram devidamente integrados no projeto agora apresentado. O campo de jogos existente foi reabilitado, permitindo a prática de futebol ou andebol, e o segundo equipamento, que se encontrava muito degradado e sem uma função bem definida, foi transformado num skatepark, dotando a Praia da Barra de um tipo de equipamento desportivo que não dispunha.
A Av. Infante D. Henrique também será intervencionada, com o reforço do número de lugares de estacionamento, mantendo-se a zona exclusiva para autocaravanas e criando um estacionamento exclusivo para autocarros.
A Administração do Porto de Aveiro concessionará o espaço ao Município de Ílhavo, à semelhança do protocolo vigente para o Jardim Oudinot, ficando o investimento da execução do projeto, num valor estimado próximo do meio milhão de euros, a cargo do Município. Após a intervenção, o parque assumirá o nome do Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, que, a par de Reinaldo Oudinot, foi responsável pela obra de abertura e fixação da barra de Aveiro, em 1808.
Este novo Parque Urbano será uma zona verde urbana dotada das valências essenciais para que possa ser efetivamente vivenciada por todos, criando um espaço multigeracional, que promoverá a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que habitam e visitam a Praia da Barra, dotando o Município de Ílhavo de mais um espaço de lazer de excelência. A área até agora descuidada e com uma imagem pouco agradável, após uma intervenção que lhe conferirá uma imagem renovada, requalificada e de grande qualidade, passará também a dar as boas-vindas a quem chega ao Município de Ílhavo por via marítima.
Câmara de Ílhavo
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.