Arrancaram esta segunda-feira, as obras de requalificação da chamada frente ribeirinha na Gafanha de Aquém, informa a Câmara de Ílhavo.
O arranjo urbanístico da zona e a construção do corredor ciclável de ligação à Av. dos Bacalhoeiros, junto do nó de acesso à A25, na Gafanha da Nazaré (Percurso PAMUS 2) envolvem duas empreitadas que representa um investimento de 366.680 euros.
“A requalificação urbana prevê um percurso pedonal marginal à ria na zona do enrocamento, a definição de pequenas manchas verdes em espaços sobrantes, bem como a valorização da atual placa de estacionamento”, lembra a edilidade ilhavense.
A autarquia apela, novamente, “à compreensão dos cidadãos para os constrangimentos que possam surgir no decurso das obras e para o cumprimento da sinalização colocada no local.”
» No espaço a norte está prevista uma pequena zona de ocupação de lazer pública de utilização ocasional múltipla, dotada de alguns equipamentos urbanos, apoiada com placas de estacionamento adjacentes, e ainda a implementação de iluminação pública ao longo da linha de água;
» Esta intervenção tem como objetivo principal a valorização do espaço entre a frente ria e o passeio/ciclovia existente e o enquadramento com ciclovias existentes e com as futuras que confinam entre si naquela zona no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Ílhavo, como é o caso da ligação à Gafanha da Nazaré (PAMUS 2).