Ílhavo: Estação Salva-vidas recebe nova lancha para socorro e busca

301
Lancha da Estação Salva-vidas, Aveiro.

A Estação Salva-vidas de Aveiro foi dotada, recentemente, de uma nova embarcação salva-vidas, de média capacidade, com cerca de 11 metros de comprimento, grande autonomia e velocidade.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Atribuída pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a lancha veio reforçar a capacidade de resposta e o dispositivo operacional da Estação Salva-vidas, melhorando a eficácia nas operações de socorro e de busca e salvamento marítimo.

A nova unidade veio substituir uma embarcação anterior de menor porte – com sete metros de comprimento e dois motores de 50 cavalos – classificada como embarcação de águas abrigadas, concebidas e adequadas para navegar em zonas de fraca agitação marítima, junto à costa e em águas interiores.

Discurso direto

“É um meio que alia agilidade e velocidade a uma estrutura robusta, capaz de enfrentar as condições exigentes do mar. Representa um reforço extraordinário para a nossa capacidade de socorro e salvamento marítimo e poderá, se necessário, apoiar operações na Região Centro. Se operarmos a plena potência, com os 300 cavalos de cada motor, a autonomia reduz-se, mas a rapidez de resposta aumenta significativamente. Dispõe ainda de equipamentos para primeiros socorros, capacidade para embarcar um médico e transportar macas, garantindo condições que antes não tínhamos” – Ricardo Guerreiro, comandante da Capitania do Porto de Aveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.