A empresa startup Nord Portugal, dedicada à produção offshore de salmão, assinou hoje um contrato de incubação com o município de Ílhavo.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, o acordo decorre dos apoios previstos no âmbito da atividade da incubadora local de empresas.
Constituída no início de 2019, a empresa “tem como ideia de negócio o desenvolvimento da produção offshore de salmão, cuja procura internacional está em franca expansão.”
A Nord Portugal foi criada também para desenvolver tecnologias e sistemas de produção proprietários e inovadores, adaptados às condições do mar português.
A empresa está a realizar o primeiro projeto piloto a cerca de 15 km ao largo da costa de Ílhavo, tendo colocado já a primeira jaula (e sistemas tecnológicos de apoio) para a produção de salmão em mar aberto. A estrutura foi desenvolvida por uma empresa também com atividade no município.
A startup, informa a edilidade, encontrou na Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo “uma interessante estrutura de apoio para a concretização dos seus objetivos de desenvolvimento empresarial que, desde o primeiro momento, incluem também o envolvimento da comunidade local.”
A Nord Portugal tem parcerias com outras entidades, como o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, localizado na Gafanha da Nazaré, onde está centrado o desenvolvimento e a investigação relacionados com o processo de crescimento e adaptação dos salmões que, posteriormente, irão desenvolver-se nas jaulas, em mar aberto.
Para este projeto, lembra a autarquia ilhavense, foram já licenciados, para fases distintas e sequenciais, 250.000 m2 no mar no âmbito do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo e em licença atribuída a um dos mais importantes grupos empresariais portugueses da área da distribuição alimentar.
Artigo relacionado
Aquacultura de salmão no mar de Aveiro ocupa 250 mil metros quadrados