Hotelaria / Verão 2024: Centro só teve taxa de ocupação mais alta que Oeste e Vale do Tejo

314
Hotelaria.
Dreamweb 728×90 – Video I

As regiões com as taxas de ocupação (TO) de unidades hoteleiras mais baixas do País durante a época do Verão passado foram o Oeste e Vale do Tejo e o Centro, com 62% e 70%, respetivamente. O preço médio por quarto no Centro também o segundo mais baixo. Conclusões retiradas de um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) aos seus associados.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A hotelaria nacional registou na ‘época alta’ uma taxa de ocupação de 81% , com aumento do preço médio de estadia, o que “revelou um verão de 2024 positivo para o setor”. De acordo com o inquérito, a hotelaria nacional “mostrou sinais de crescimento, consolidando a sua posição mesmo junto do mercado interno.”

Agregando o todo nacional, a análise comparada com dados de 2023 do Instituto Nacional de Estatística (INE) revela um aumento de um ponto percentual na TO, acompanhado de um crescimento de 11% no ARR (preço médio por quarto ocupado). Os resultados “refletem um crescimento sustentado, com a hotelaria a beneficiar de um aumento do fluxo quer de turistas internacionais, quer nacionais.”

» As regiões dos Açores e da Madeira registaram as melhores performances no que diz respeito à TO, com ambas as regiões a atingir os 91%, durante os meses de verão. Seguiram-se o Algarve com 85% e a Grande Lisboa e Península de Setúbal com 84%. A Norte, a região registou 76% e o Alentejo fechou o período de verão com 72% de TO. As regiões com as taxas de ocupação mais baixas foram o Oeste e Vale do Tejo e o Centro, com 62% e 70%, respetivamente;

» O Algarve liderou ao registar um ARR de 227 euros. O Alentejo e a Grande Lisboa seguiram-se com 195 euros e 193 euros, respetivamente. Os Açores e a Madeira registaram um ARR de 175 euros e 161 euros, sendo que esta última ficou abaixo da média nacional. No extremo oposto, as regiões do Centro e do Oeste e Vale do Tejo verificaram os valores mais baixos, com 116 euros e 106 euros;

» Grande Lisboa e o Centro verificaram uma Estada Média de 2,7 noites, enquanto o Alentejo e a Península de Setúbal registaram 2,6 e 2,5 noites, respetivamente.

Mercados Emissores: Portugal e Estados Unidos em destaque

Quanto aos mercados emissores, o mercado interno é apontado com um dos 3 primeiros mercados para 73% dos inquiridos. O Reino Unido, para 53%, e os Estados Unidos, para 51%, ocupam o segundo e terceiro lugares, consolidando o mercado americano como um dos mais relevantes para o setor hoteleiro nacional. O mercado espanhol foi referido por 44% dos inquiridos, seguido da Alemanha, mencionada por 25%. Em contraste, o mercado francês perdeu força, sendo incluído no TOP 3 apenas por 19% dos inquiridos. N

Continuar para informação completa.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.