Hotelaria com trajetória de crescimento, apesar de sinais de abrandamento

389
Hotelaria.

A trajetória de crescimento da hotelaria em Portugal nos meses de verão mantém-se, “apesar dos sinais de abrandamento sentidos desde o início do ano”. Conclusão da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) ao apresentar os resultados do terceiro trimestre de 2024.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Em comparação com o período homólogo anterior, o período de verão levou aos empreendimentos turísticos 10,2 milhões de hóspedes (+4%), acompanhados de 28 milhões de dormidas (+3%) e 2,5 mil milhões de euros em proveitos totais (+9%).

A Região Centro do país registou um crescimento de 5% nas dormidas de residentes, liderando neste indicador.

Apesar do crescimento relativo face a 2023, como se previa, já não se registam crescimentos homólogos a dois dígitos, como no ano precedente, refere o balanço.

O preço médio por quarto ocupado (ARR) fixou-se em 145 euros (+6%), enquanto o rendimento por quarto disponível (RevPAR) aumentou para 102 euros (+6%). A taxa de ocupação manteve-se estável nos 70%.

O Centro registou um crescimento de 5% nas dormidas de residentes, liderando neste indicador. O ARR fixou-se nos 91€, o mais baixo do país, embora se tenha verificado uma subida homóloga de 4%.

Continuar para ler relatório da AHP completo.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.