Dia 20 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a Festa das Fogaceiras, renovando o voto ao mártir S. Sebastião em troca de proteção contra a peste. Numa edição particularmente simbólica, de homenagem às Fogaceiras no Mundo, mais de 250 meninas, vestidas e calçadas de branco, voltam a desfilar com a Fogaça à cabeça no Cortejo Cívico e na Procissão, cumprindo uma tradição com 520 anos.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Pela primeira vez na história desta festividade, meninas dos três países que recriam a Festa das Fogaceiras além-fronteiras – Brasil, África do Sul e Venezuela – viajaram propositadamente até Santa Maria da Feira para participar em todos os momentos solenes do programa, recriando ao vivo o cartaz promocional desta edição na abertura do Cortejo Cívico e da Procissão. Também as delegações destes três países vão integrar a Procissão com cerca de 60 representantes do Rio de Janeiro, Pretória e Caracas.
Outra das novidades desta edição é a participação da Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana na Procissão, seguindo-se uma atuação na zona do Rossio. A Charanga é constituída por um conjunto de militares da GNR que utilizam instrumentos de sopro e de percussão e, montados a cavalo, executam, a passo, a trote e a galope, marchas militares e trechos de música ligeira.
Este ano, a Procissão das Fogaceiras terá um percurso mais alargado para evitar o cruzamento das várias centenas de participantes. Pela primeira vez, agentes da PSP vão fazer a guarda de honra ao andor do mártir S. Sebastião ao longo de todo o percurso.
Continuar para mais informações.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.