Um homem residente em Estarreja foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a quatro anos e meio de prisão suspensa por extorquir dinheiro à mãe, uma sexagenária, com quem vivia, para manter o vício da droga.
O arguido terá de pagar ainda 7.200 euros, correspondente à quantia que terá forçado a familiar a entregar-lhe ao longo de cinco anos, até 2020.
Um valor muito inferior ao estimado pela acusação do Ministério Público, que apontava para 50.200 euros.
O tribunal deixou ‘cair’ as acusações por violência doméstica e ameaças, invocando razões jurídicas.
Apesar dos antecedentes criminais (condenação a cinco anos por tráfico de droga e dois anos e meio por violência doméstica, entre outras), a juíza presidente justificou “uma nova oportunidade” ao arguido pelo esforço deste em se afastar do consumo de estupefacientes, encontrando-se a fazer tratamento. Terá, ainda assim, de cumprir algumas obrigações, como manter atividade laboral.
O homem assumiu os factos em tribunal, negando apenas a frequência e valores apontados na acusação. Afastou ainda as acusações de maus tratos alegadamente infligidos à mãe que, entretanto, ficou acamada na sequência de um atropelamento rodoviário.
Publicidade, Serviços & Donativos
Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.