Hidrogénio verde: Sustentabilidade

672
Imagem inserida na Revista E-Mobilidade.

A procura de melhor mobilidade e a eficiência dos transportes tem retratos bem impressivos nas páginas seguintes, com opinião técnica, investigação e debate.

Por Carlos Branco *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

É do que se fala, ou não se fala de outra coisa, mas não raras vezes, a despropósito. A indústria responsável, aquela que não se move meramente pelo lucro, tem feito o seu trabalho face à urgência do perigo climático e vai operando transformações dos seus métodos e fatores de produção. Na própria relação com os seus pares – a relação B2B – já sabe que o comprador exige mais e melhor, e não unicamente o mais barato possível. Os critérios empresariais ESG são uma nova realidade, bem mais exigentes, que impede a navegação livre de outrora.

Fruto de uma crescente literacia ambiental, o consumidor final já não come tudo sem ler o rótulo, sem conhecer a proveniência da matéria-prima e a forma como foi transformada. Em suma, exige – convenhamos que, por agora, ainda só quer – que os processos sejam sustentáveis.

Assim se introduz a nossa modesta abordagem à produção de hidrogénio verde que já se produz às portas de Lisboa. Fomos conhecer um pouco da HyChem, empresa de química sustentável, que está a criar um hub para a indústria e para a mobilidade, com o objetivo de os descarbonizar. Soubemos que está perto de abrir um posto de abastecimento de hidrogénio para os transportes terrestres e que ajuda a desenvolver um projeto para descarbonizar o transporte marítimo. Juntamos ao assunto opinião ambientalista e damos a conhecer alguma da tecnologia que está a ser desenvolvida para uso nos transportes pesados com recurso ao hidrogénio.

A procura de melhor mobilidade e a eficiência dos transportes tem retratos bem impressivos nas páginas seguintes, com opinião técnica, investigação e debate. Em entrevista, Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, diz-nos o que podemos esperar da reestruturação da rede ferroviária nacional, sendo que, depois de tantos anos ao abandono, aconselha a que não desesperemos, pois é obra pesada e demorada

* Diretor da Revista E-Mobilidade (Editoral do número de abril, maio e junho de 2024).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.