‘Há dias assim’: Pedalar pelo Baixo Vouga Lagunar para ver os moliceiros

803
Regata da Festa do Emigrante, Murtosa (Foto partilhada por António Garcia).

Uma regata anunciada no deslumbrante Bico da Murtosa em dia de emigrante, foi suficiente para irmos por aí além na mira dos bordos incomparáveis dos moliceiros. Com a minha “moçoila” lá percorremos os 70km (calma aí! A contar com a ida e volta) como se nada fosse.

Por António Garcia *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Pelo caminho ficaram os numerosos atalhos de Sarrazola que levam a todo o lado, alguns a lado nenhum. E foi o que me aconteceu hoje, com andanças e pedaladas em prados e milheirais até encontrar um portão que me indicasse um novo rumo (pelo caminho, uma pequena queda; aviso para quem quer andar em cima da bicicleta no meio dos prados).

Pelo PR3 em direcção do Rio das Mós, há um criador de gado que ocupou o percurso (já há muitos anos e qualquer dia pode usar a usucapião e ficar com o dito) o que nos leva a passar com muita cautela (eu começo a falar com elas a 20 metros antes de as cruzar e só parei de falar 20 metros à frente – o que vale é não haver nenhuma cria…). Mais à frente, uma antiga comporta cujo estado por onde se passa obrigatoriamente, está completamente deteriorado (lembro que estou a falar de um PR oficial) e de onde se tem uma vista magnífica.

Percurso Rio das Mós, Baixo Vouga Lagunar (Foto partilhada por António Garcia).

O BioRia continua a proporcionar-nos uma experiência única imersa na beleza natural do Baixo Vouga Lagunar. Alguns problemas com a falta de manutenção (actualmente em fase de obras), não tiram em nada as boas sensações que a natureza exuberante, os canais serenos e a vegetação densa criam num ambiente tranquilo. O canto dos pássaros e o som suave da água contribuem para uma sensação de paz.

Com este estado de espírito, naturalmente e com curiosidade, assisti a uma regata cujo vencedor já é um habituado destas lides. Belo espectáculo, mas a Câmara da Murtosa pode fazer melhor na organização da partida e na penalização dos que desistem só porque sim.

O regresso foi em contínuo, aproveitando ventos favoráveis, só foi necessário fazer um bordo, para um lanche recompensador no parque de lazer do Centro de Interpretação (Salreu).

Boas pedaladas, boa disposição, bom espectáculo e bom estado de espírito!

* https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3