‘Guia de campo’ ajuda a conhecer anfíbios e répteis do ‘BioRia’

115
Sapo-parteiro (Alytes obstetricans) carregando ovos (Imagem partilhada pela CME).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Estarreja vai lançar um novo ‘guia’ para orientar visitantes pelo território lagunar do ‘BioRia’, desta vez dedicada aos anfíbios e répteis daquele ecossistema.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A apresentação pública do ‘Guia de Anfíbios e Répteis’ terá lugar no dia 25 de novembro, às 21:00, na Biblioteca Municipal, com a presença dos autores Ivo Santos, Alexandre Azevedo, Fernando Correia e Victor Bandeira, especialistas da Universidade de Aveiro, que colabora com a edilidade estarrejense.

O terceiro ‘guia’ do ‘BioRia’, após a publicação dos guias de campo dos mamíferos e da flora do Baixo Vouga Lagunar, centra-se nos anfíbios e répteis da região. “A publicação visa facilitar a identificação das espécies, mas também desmistificar crenças negativas associadas a estes animais. Entre as espécies descritas encontram-se, por exemplo, o tritão-de-ventre-laranja e a salamandra-lusitânica, anfíbios ameaçados e endémicos (exclusivos) da Península Ibérica, ou seja, não podem ser observados em mais nenhum país do mundo, para além de Portugal e Espanha”, explica uma nota informativa.

Além de descrever características e habitats, o novo ‘guia’ conta com fotografias, ilustrações e mapas de distribuição para cada espécie, contribuindo para o conhecimento científico e a conservação do património natural da região.

O ‘BioRia’, lembra a Câmara de Estarreja, “destaca-se como um importante elo entre os visitantes e a biodiversidade da região, onde é possível observar ecossistemas raros, paisagens únicas e animais ameaçados que aqui encontram refúgio e alimento.”

Discurso direto

“O projeto ‘BioRia’ tem sido um marco significativo para a nossa região, não apenas na promoção do município de Estarreja como um destino turístico de natureza, mas também na contribuição para a conservação da nossa fauna local. Cada espécie catalogada neste guia é uma peça fundamental do nosso ecossistema, e conhecer a sua importância é essencial para a sua proteção” – Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.