A Zoomguide, uma ‘star up’ incubada em Aveiro, lançou no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, o seu guia cultural baseado em inteligência artificial.
A partir de fotografias tiradas com telemóvel, será possível conhecer as histórias por trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos.
A plataforma digital permite a organizações como museus, monumentos, palácios e cidades “dar conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar.”
A empresa foi criada em 2020 para “tornar a descoberta da arte, cultura, história mais acessível, imersiva e capaz de cativar novos públicos”.
Há dois anos, venceu o concurso ‘Tourism Explorers 2020’, considerado o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo. Mais recentemente, foi distinguida pelo ‘Aveiro Urban Challenges’, na categoria de ‘Guia Turístico Inclusivo’.
A ‘start up’ foi incubada na Universidade de Aveiro Incubator e na Startup Lisboa.
Funcionalidades
» Os turistas utilizam a zoomguide através de uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, que permite que estes tirem fotografias com o seu telemóvel a pontos de interesse e recebam conteúdos multimédia variados (áudio, vídeo, texto, realidade aumentada, imagens e vídeo 360º, multi-idioma) que complementam a visita a espaços turísticos e culturais e a tornam numa experiência verdadeiramente imersiva;
» As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma a identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse – é uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou códigos de barras, uma vez que consegue reconhecer os próprios objetos e espaços através das suas características inerentes.
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