Estação ferroviária de Aveiro (Linha do Vouga).

Parece confuso, mas é mesmo assim. Apesar de ter mandatado a IP a estudar a mudança da bitola da Linha do Vouga, o atual Governo da AD aprovou o Plano Ferroviário Nacional em conselho de ministros, em março, e conforme foi hoje divulgado e publicado em Diário da República, a versão final do documento prevê mesmo a modernização desta via férrea tal como este movimento defende, ou seja, na bitola atual (métrica).

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Em abono da verdade, no que à Linha do Vouga diz respeito, o Governo limitou-se a “copiar”, e bem, os pressupostos definidos no PFN pelo anterior Governo do PS. No entanto, a confusão pode ser gerada por uma incongruência que detetamos logo no início do documento, mais concretamente, no ponto 3, alínea a), e que passamos a citar, “nos termos das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve (ponto 3) determinar que a Infraestruturas de Portugal, S. A., promova a realização dos estudos necessários à tomada de decisão, relativamente aos seguintes investimentos ferroviários: a) Ligação das Terras de Santa Maria à Área Metropolitana do Porto”.

Ora, como tão bem sabemos, e entretanto a IP já nos confirmou, o Governo pretende estudar a mudança de bitola do troço norte da Linha do Vouga, que atravessa as Terras de Santa Maria, para o ligar diretamente à Linha do Norte, aliás, conforme o próprio secretário de Estado das Infra-Estruturas, Hugo Espírito Santo, confirmara no Parlamento. A incongruência surge, portanto, no facto deste Governo ter aprovado uma coisa e o seu contrário, já que mais à frente, conforme se lê no documento, “no PFN, assume-se a manutenção da Linha do Vouga como linha de bitola métrica, mas que deve ser integrada na rede de serviços suburbanos do Sistema Metropolitano que inclui Aveiro e o Porto”.

No que concerne à modernização propriamente dita, o documento acaba por seguir vários pressupostos defendidos por este movimento, já que perspetiva “no médio prazo (…) a eletrificação da Linha do Vouga que, a par com a introdução de novo material circulante, será a forma de dar o salto qualitativo em termos de serviço”, pelo que “deve também ser considerada a relocalização de algumas estações para locais que respondam melhor à procura existente”. O documento refere ainda que “as características técnicas desta linha e do material circulante moderno aproximam a Linha do Vouga de um sistema de ferrovia ligeira”, o que “levanta a oportunidade de, nas extremidades, nomeadamente em Aveiro, a Linha do Vouga servir como o embrião de um sistema de mobilidade urbana que possa penetrar na cidade e ligar diretamente vários destinos no centro da mesma”.

Quanto à exploração turística, o documento assume que a “Linha do Vouga, enquanto única linha de via estreita que resta, permite potenciar viagens de material circulante histórico e fazer pedagogia e promoção da cultura ferroviária”. Aquilo que é desejo deste movimento cívico é que os resultados do estudo que está a ser levado a cabo pela IP demonstrem sensatez e que possam acabar por comprovar que o que está inscrito e aprovado neste PFN é mesmo a melhor solução para o futuro desta linha. Ao futuro Governo só pedimos menos secretismos, menos ilusões e menos incongruências, para que o PFN possa avançar com realismo e celeridade.

Movimento Cívico pela Linha do Vouga

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