A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, informa que apreendeu no concelho de Estarreja 459 litros de vinho por falta de rótulo e documento de acompanhamento.
Uma intervenção no âmbito de um conjunto de ações de fiscalização e controlo direcionadas ao transporte de mercadorias e deteção de infrações relacionadas com o armazenamento e comercialização de bebidas sujeitas a imposto especial de consumo.
Segundo o comunicado, os militares da Guarda detetaram uma viatura que transportava diversas caixas que continham 612 garrafas de vinho verde.
“No decorrer das diligências policiais verificou-se que as garrafas de vinho não ostentavam a rotulagem obrigatória bem como o respetivo documento de acompanhamento dos produtos sujeitos a impostos especiais de consumo”, refere a GNR.
Da ação resultou a identificação de um homem de 64 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação cuja coima pode ascender aos 10.000 euros.
O transporte de vinhos ou produtos vitivinícolas carece de documentação de acompanhamento obrigatória, o que levou à apreensão da mercadoria no valor estimado de 1 836 euros.