A GNR anunciou hoje a apreensão de 63 toneladas de pescado congelado a uma empresa da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo que deveriam alcançar no mercado cerca de 400 mil euros.
Uma operação da Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro que ocorreu durante o dia de ontem.
O pescado congelado era de diversas espécies, nomeadamente palmeta, linguado, alabote, bacalhau, abrótea, ganadeiro, raia, red-fish, solha e solhão.
“No âmbito de uma operação de fiscalização ao transporte de pescado, foram intercetados três veículos pesados de mercadorias, que efetuavam o transporte do pescado, no valor de 400 mil euros, proveniente de uma empresa com sede naquela localidade, tendo o mesmo sido capturado em Águas Internacionais – NAFO – Organização de Pescas do Atlântico Noroeste e com destino a Espanha”, refere a GNR.
“Após a análise ao pescado transportado e confrontação com os documentos apresentados, os militares detetaram que não cumpriam as obrigações respeitantes à comercialização dos produtos da pesca, designadamente as relativas às normas comuns de comercialização, quanto à rastreabilidade, informação sobre os lotes, pesagem, declaração de tomada a cargo ou transporte”, acrescenta a Guarda.
A ocorrência foi comunicada à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e feita a aferição de toda a mercadoria transportada, relativamente à sua proveniência e respetivas quantidades por espécie.
Neste âmbito, foi elaborado um auto de contraordenação à empresa expedidora dos bens, cuja a coima pode atingir os 75 mil euros.