Num embate entre equipas do Campeonato de Portugal, o Beira-Mar apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol ao vencer por 1-2, este domingo à tarde, no reduto do Vianense (série A).
Ficha do jogo e resultados da terceira eliminatória.
Na visita à cidade irmã de Viana do Castelo, os aurinegros chegaram ao intervalo a perder por 1-0 e com dois jogadores amarelados por ‘faltas cirúrgicas’ (Maurício e Drula), o que demonstra bem as dificuldades sentidas.
Rafinha, Leandro Vieira e o guarda-redes Frade (este último habitualmente usado na competição) foram as únicas novidades no onze beiramarense em relação à partida anterior a contar para o Campeonato de Portugal.
Assistiu-se durante quase toda a primeira parte a um jogo equilibrado, num terreno tornado mais ‘pesado’ devido à chuva que foi caindo.
Pertenceram ao Beira-Mar as primeiras aproximações à baliza (cruzamentos para a pequena área de Rafinha e Leandro Vieira), ambas desviadas pelo guarda-redes Xisco.
Com o aproximar do ‘descanso’, o Vianense também respondeu com algumas incursões mais perigosas e surgiu o primeiro golo. Maurício desviou para canto na primeira ‘ameaça’. À segunda, os locais colocaram-se em vantagem. Drula, ao querer ‘aliviar’, assistiu um adversário. A bola foi colocada a ‘jeito’ de Bruno Silva, que rematou para o fundo da baliza.
Antes do apito para ‘descanso’, o Beira-Mar poderia ter tirado melhor partido de um lance pela direita do extremo Jota, que não teve sequência, por não sair o remate à baliza.
O técnico aveirense ‘mexeu’ na equipa para ‘atacar’ a segunda parte, mas o Vianense ainda continuou a ser mais perigoso junto da baliza de Frade.
A primeira grande oportunidade dos visitantes surgiu aos 67 minutos. Leandro Vieira esticou-se junto à pequena área para tentar aproveitar uma falha defensiva, mas o desvio falhou o ‘alvo’ por pouco.
Depois seria Leandro Borges a ‘colocar à prova’ Xisco, com o habitual guarda-redes suplente a mostrar segurança na defesa.
Penálti lançou aveirenses para a ‘cambalhota’
À entrada do último quarto-de-hora, o Beira-Mar já só tinha olhos e pés para a baliza contrária.
O Vianense cedeu à pressão na parte final da partida. Aos 77 minutos, Lucas Silva cometeu grande penalidade (mão na bola). Marcelo Santiago não desperdiçou, apontando o seu quarto golo (todos na Taça de Portugal).Três minutos depois, o experiente ponta-de-lança ‘adivinhou’ a tentativa algo denunciada de saída para o ataque por parte de um defesa local, ‘roubou’ a bola e, ainda de fora da área, desferiu um remate rasteiro, fazendo o ‘bis’ da reviravolta.
Já em tempo de compensação (4 minutos), na sequência de um canto da esquerda, Sandro Costa, bem posicionado para repor a igualdade, hesitou e o remate não saiu como os adeptos da casa ansiavam para voltar a ter esperança.
Do lado contrário, Rafa Fonseca, ainda surgiu isolado, mas o desvio para a baliza saiu ao lado, esfumando-se a oportunidade de se estrear a marcar esta época.
O Beira-Mar alcançou, este domingo, a terceira vitória consecutiva.
Transmissão vídeo do jogo Vianense – Beira-Mar.
S. João de Ver e Sanjoanense também ‘carimbaram’ acesso à quarta ronda
Num duelo entre equipas da Liga 3, o S. João de Ver venceu, este domingo à tarde, em Montalegre, por 1-3, seguindo para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.
No sábado, em outro embate com equipas da Liga 3, a Sanjoanense eliminou no seu reduto o Belenenses por 3-2, após prolongamento (mais info zerozero.pt).
Artigo relacionado
Futebol / Taça de Portugal: Oliveirense caiu no prolongamento / Arouca afasta Fontinhas
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.