Futebol / CdP: Salgueiros empatou ‘ao cair do pano’ com autogolo do Beira-Mar (1-1)

567
Niang (Beira-Mar) festeja golo apontado apontado no recinto do Salgueiros (foto partilhada pelo Facebook do SC BM).

Salgueiros e Beira-Mar empataram 1-1, este sábado à tarde, em partida a contar para a 10ª jornada do Campeonato de Portugal (CdP), série B. Os locais chegaram ao empate ‘ao cair do pano’ num lance infeliz do central Marco Fernandes.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Após o segundo empate seguido (quinto na prova), os aveirenses caíram do quarto para o quinto lugar, com 17 pontos, perdendo a oportunidade de ‘apanhar’ o Salgueiros no segundo lugar. Os encarnados somam 20 pontos, mais dois que o Cinfães, que venceu em casa o Marco 09, e o União de Lamas, que não conseguiu evitar a derrota por 0-3 na receção ao líder Leça (26 pontos).

Num duelo com um adversário direto, o Beira-Mar apresentou-se no complexo de Campanhã com duas alterações em relação ao jogo anterior (0-0 com o Lamas, em casa). Paulo Grilo e Gustavo entraram para os lugares de Diogo Sancho e Bernardo Lourenço, relegados para o banco onde se estrearam Luís Felipe e Pedro Marinho, reforços brasileiros.

Equipas iniciais:

SC Beira-Mar: Cleber; Tiago Melo, Fernando Almeida, Marco Fernandes, David Santos; Paulo Grilo, Mané, André Couto; Ivandro, Gustavo, Niang.

SC Salgueiros: Chastre, Manga, Peks, Edu, Tentugal, Afonso Couto, Miguel Ângelo, Amaral, Diogo Valente, Jota, Soares

Resultados e classificação via FPF

Os aveirenses chegaram ao intervalo com o jogo bem encaminhado, mercê de um golo solitário. A vantagem foi alcançada depois de um ‘susto’, aos 11 minutos, quando Mané foi obrigado a ‘travar’ em falta Pedro Soares, que poderia esgueirar-se com perigo. O médio defensivo aurinegro ficou amarelado numa fase precoce da partida.

O Beira-Mar recompôs-se rapidamente e colocou-se na frente do marcador num remate ‘a dois tempos’ de Niang, dando o melhor seguimento ao cruzamento da esquerda de Couto. A primeira jogada de ataque visitante foi plena de eficácia. O Jovem senegalês fez o seu quarto golo na prova.

Pouco depois, do lado contrário, o experiente Diogo Valente reagiu com um remate que passou ao lado da baliza de Cleber.

O jogo prosseguia dividido e com ambos os ataques empenhados em ‘facturar’. Seguiram-se situações de perigo para o Beira-Mar. Aos 35 minutos, um cruzamento do lateral direito Tiago Melo permitiu a Gustavo cabecear num ‘salto à peixe’, levando a bola a embater na barra. O extremo Couto desferiu um remate, desviado pela defesa para canto.

No lado oposto, valeu o central Marco Fernandes a desviar para canto uma investida atacante do Salgueiros, que ‘em cima’ do intervalo ainda viu Afonso Couto cabecear à barra, após cruzamento de Diogo Valente.

Os encarnados vieram dos balneários mais ofensivos, como seria de esperar. Logo nos primeiros momentos da segunda parte, Afonso Couto, pela segunda vez, esteve perto do golo, com um cabeceamento que levou a bola a sair junto à trave.

Na tentativa de aliviar a pressão, o Beira-Mar conseguiria causar perigo através de Ivandro com um remate ligeiramente por cima da barra.

O jogo desenrolava-se repartido e sem ‘tempos mortos’. Renato Silva, recém entrado nos locais, aumentou a lista de oportunidades de golo, com mais um cabeceamento perigoso.

À entrada do último quarto de hora, o guarda-redes visitante teve um deslize, corrigido à segunda. Uma fase em que a equipa da casa dava o ‘tudo por tudo’, obrigando o Beira-Mar a cautelas defensivas. Luís Filipe estreou-se em campo nos derradeiros minutos para ajudar no último reduto.

O Salgueiros teve a ‘estrelinha da sorte’ quando estava quase a esgotar-se os oito longos minutos de compensação. Cleber atento, ainda segurou um remate do inevitável de Afonso Couto. Mas no derradeiro ataque, Marco Fernandes, ao querer afastar um cruzamento, introduziu a bola na própria baliza, para desespero dos forasteiros.

Uma ponta final com muitos nervos com duas expulsões para os bancos. Um treinador adjunto do Beira-Mar, ainda no jogo, e o treinador Rui Borges, por comportamento após o ‘apito final’, viram cartões vermelhos.

Resultados e classificação via zerozero.pt

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.