O Beira-Mar despediu-se de 2024 no seu reduto com uma derrota frente ao Guarda FC, por 0-2 , em partida a contar para a 11ª jornada do Campeonato de Portugal (CdP), série B (0-1 ao intervalo).
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Após dois empates, os auri-negros somaram o terceiro jogo sem vencer e a segunda derrota no campeonato, atravessando, assim, pior fase da época em termos de resultados, quando se criavam expetativas favoráveis a outras aspirações, que não apenas a manutenção .
Já a equipa da cidade mais alta do país, promovida esta época ao CdP, regressa a casa embalada pela segunda vitória seguida, que acabou por justificar.
Ivandro fora da equipa após ter pedido para dar novo rumo à carreira
O Beira-Mar apresentou-se com apenas uma alteração no onze, que foi a saída inesperada de Ivandro , ausente da convocatória. Após o jogo com o Salgueiros, há oito dias, o extremo pediu para deixar o clube por querer dar novo rumo à carreira e já não treinou. Nuno Quintaneiro Martins, presidente da direção, disse após o jogo desde domingo que Ivandro “para já, é jogador do clube”, ou seja ainda não existirá acordo para a saída. A vaga foi preenchida por Serginho, mas fez-se notar a ausência do habitual titular na dinâmica atacante.
SC Beira-Mar: Cleber; Tiago Melo, David Santos, Marco Fernandes, Fernando Almeida; Mané, Paulo Grilo, André Couto; Serginho, Niang, Gustavo.
Guarda FC: Ricardo Morais, Ricardo Tavares, Hugo Gavino, Benjumea, Duverger, Jovane, Nang, Ricardo Cabral, Bruma, Rogério Fernandes, Tiago Luís.
Resultados e classificação via FPF.
Desmarcação coloca beirões na frente do marcador
Os visitantes chegaram ao intervalo em vantagem, graças a um golo apontado aos 11 minutos pelo jovem guiniense Isnaba Locana (segundo na prova), que surgiu a finalizar uma desmarcação soberba entre a defensiva.
Pouco antes, a equipa da casa poderia ter aberto o marcador, numa ‘segunda bola’ devolvida por André Couto à baliza, que só ‘falhou o alvo’ porque um defesa ainda conseguiu desviar para canto.
Um início de partida equilibrado, com o Guarda a surgir destemido em ‘pressão alta’. Apesar disso, o Beira-Mar criou oportunidades para anular a vantagem forasteira antes do intervalo. Aos 26 minutos, Tiago Melo reclamou grande penalidade por falta do guarda-redes, mas o árbitro marcou a falta fora da área. Na sequência do livre, Marco Fernandes cabeceou junto à trave. André Couto voltou a ‘alvejar’ com perigo. A defesa beirã não comprometia e beneficiava, também, da ineficácia dos locais.
Pedro Marinho, em estreia, e Bernardo Lourenço entraram no reatar da partida para dar nova dinâmica ofensiva aos beiramarenses, que não tardaram a assumir o jogo em busca do golo. Os lances dirigidos à baliza visitante sucederam-se , embora sem o resultado esperado, devendo-se creditar também mérito defensivo à formação orientada por Ricardo Barão.
Aos 60 minutos, António Oliveira colocava ‘a carne toda no assador’, chamando a jogo a dupla atacante Carlos Silva e Didi (este de regresso após lesão prolongada).
Postes evitam o 0-2 e o 1-1… Nang, não desperdiçou, à segunda
O Guarda FC, nesta fase, procurava através dos seus atacantes criativos aproveitar o adiantamento beiramarense. Aos 68 minutos, Mário Borges, recém entrado, recebe uma assistência na área e remata ao poste. O azar de uns era a sorte de outros. Aos 76 minutos, Didi, recebe na área, ajeita e remata pleno de intenção, mas também acerta no poste.
O Beira-Mar pressionava com tudo o que tinha, rodando com perigo em vários momentos o último reduto forasteiro, enquanto do lado contrário estava uma equipa que defendia com todos os expedientes a vantagem e no último minuto das ‘compensações’, após um canto mal aliviado pela defesa do Beira-Mar, chegou ao 0-2 através de um remate de Toni Nang (Camarões), que falhou à primeira, mas ainda conseguiu emendar e repetir agora de forma correta e inapelável, festejando o primeiro golo.
Resultados e classificaçã via zerozero.pt.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.