O Beira-Mar somou a quarta vitória (segunda fora de portas), este domingo, em Gondomar, por 0-2, em partida a contar para a 9ª jornada do Campeonato de Portugal (série B). Os golos foram apontados na segunda parte.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A equipa de Aveiro, que vinha de dois empates, atingiu os 15 pontos (os mesmos do Marco 09, que foi vergado em casa por 0-3 pelo Alpendorada), subindo uma posição (4º lugar) na tabela classificativa. Os auri-negros continuam a dois pontos do surpreendente União de Lamas, que goleou na receção ao Machico (4-1). O Salgueiros venceu em casa o Guarda FC (2-0), ocupando o segundo lugar, com 18 pontos. O líder Leça venceu 0-3 no reduto do Marítimo B e somou 20 pontos.
Em Gondomar, os aveirenses apresentaram-se com duas mexidas no onze relativamente ao jogo anterior (empate 1-1 caseiro com o Marítimo B): Bernardo Lourenço e Paulo Grilo deram lugar a Serginho e Gustavo. Já os locais, procederam a cinco alterações na equipa que iniciou o jogo em Machico (3-2), com as entradas de Sá, Barbosa, Elísio, Madureira e Caló.
Equipas iniciais:
– Gondomar: Ricardo Neves, Edú Silva, Sá, Barbosa, Elísio, Vasco, Hulk, Brites, Fabinho, Madureira, Caló.
– SC Beira-Mar: Cleber; Tiago Melo, David Santos, Fernando Almeida, Marco Fernandes, Mané, André Couto, Serginho, Ivandro, Niang, Gustavo.
Consultar ficha completa via FPF (em atualização).
O nulo ao intervalo não servia o objetivo principal de ambas as formações, a precisarem de golos para alcançar a desejada vitória, mas a igualaram-se no ‘braço de ferro’ (domínio de bola e melhores oportunidades).
O gondomarense Brites, com um remate ao passar do quarto de hora, esteve perto de acertar no alvo. Depois, numa segunda tentativa, através de Barbosa, valeu a atenção do guarda-redes visitantes.
Niang, com uma finalização muito por cima, e Ivandro, num remate que levou a bola às malhas laterais, protagonizaram os lances mais perigosos do Beira-Mar.
A segunda parte conheceu alteração de dinâmicas de jogo a partir do momento em que o Beira-Mar abriu o marcador e a equipa da casa teve de fazer mais ‘pela vida’.
Niang foi ‘anulado’ numa primeira investida pela defesa local, após assistência de Tiago Melo. À segunda (52 minutos), o jovem senegalês levou mesmo por diante as suas intenções (terceiro golo em cinco jogos) com uma finalização na pequena área a dar o melhor seguimento ao cruzamento de Mané (vídeo cedido pelo SC Beira-Mar). Pouco depois, o ponta-de-lança ainda festejou um cabeceamento para o fundo da baliza, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo.
A esperada reação do Gondomar em busca do empate deixou espaços para o Beira-Mar explorar as transições rápidas. Aos 72 minutos, na sequência de uma boa jogada iniciada na defesa, Bernardo Lourenço, recém entrado, desferiu um remate à meia volta (vídeo cedido pelo SC Beira-Mar), ampliando a vantagem (3º golo no campeonato). Um resultado mais confortável para os visitantes, que ainda tinham na mente o empate ‘amargo’ cedido em casa com o Marítimo B. Ainda assim, estiveram mais perto do terceiro do que os gondomarenses, que acabaram por não encontrar forma de evitar a segunda derrota seguida.
Resultados e classificação via zerozero.pt
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.