
A Mercadona, cadeia de supermercados com presença na cidade de Aveiro e no distrito, aumentou em 19% as compras a fornecedores nacionais em 2024, no grupo dos quais também se incluem empresas da região.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O reforço, explica um comunicado, acompanhou “o crescimento da empresa” de forma a assegurar o abastecimento das mais de 60 lojas em território nacional e também algumas do país vizinho.
Em 5 anos, a cadeia de supermercados aumentou cinco vezes mais o seu volume de compras, tendo passado de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.400 milhões de euros.
Em 2024, foram compradas 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo das várias regiões produtoras do país. Assim como 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais. “Números que se têm revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta da empresa na diferenciação”, refere a empresa.
Discurso direto
“Além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, temos também vindo a consolidar a parceria com os diversos interfornecedores especialistas do Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas. Como resultado de um crescimento partilhado, foi também possível observar ao longo dos anos que muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos. Muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis, e assim, contribuímos também para a promoção dos nossos interfornecedores Especialistas além-fronteiras” – Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona.
Fornecedores do distrito de Aveiro
No distrito de Aveiro, a empresa trabalha com alguns fornecedores locais, nomeadamente Calcob, Hortovouga e da Fabridoce, esta última coloca diariamente nas prateleiras da Mercadona os típicos ovos moles.
Em 2025, a Mercadona irá contar com mais 10 supermercados em Portugal, terminando o ano com 70 supermercados.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.