No dia 14 semana passada, os 12 formandos do curso de Técnico/a de Multimédia apresentaram os seus projetos finais no auditório do Serviço de Formação Profissional de Águeda. Nesta sessão, que durou cerca de duas horas e que contou com sala cheia, provou-se que a Multimédia potencia qualquer área profissional.
O primeiro projeto apresentado foi o de Alexandra Calhau. A formanda deu a conhecer a marca e o conceito Angry Monkeys, que tem como símbolo um macaco que não gosta de bananas. Irritado mas inteligente, o macaco de Alexandra pretende libertar a sociedade de preconceitos. Em angrymonkeys.alojamento-gratis.com é possível saber mais sobre a marca.
Os formandos Carlos Teles, Nuno Almeida e Alícia Guimarães optaram por dar a conhecer parte dos trabalhos que fizeram durante o curso através de portfólios e videofólios. Alícia Guimarães, a formanda mais jovem da turma, foi mais longe e criou um site onde promove os seus conhecimentos na área da informática e da multimédia (aliciagmultimedia.pt).
Daniela Oliveira subiu ao palco para apresentar um projeto relacionado com fotografia. Renovou uma marca que já tinha – Daniela Oliveira Fotografia – e criou um site para divulgar o seu trabalho e os seus serviços como fotógrafa (danielaoliveirafoto.pt). O mesmo se passou com Luís Cardoso que reavivou a marca Melicor. Através do site melicor.pt é possível comprar produtos e subprodutos da colmeia e licores.
Licenciada em Química e pós-graduada em nutrição vegetal, fertilidade do solo e fertilização das culturas, Kimberly Católico criou a SoloLab: Da Terra para a Planta. Conceber planos de fertilização de diferentes culturas tendo em conta as propriedades do solo é o objetivo de Kimberly Católico, que promove o seu trabalho através do site sololab.pt.
“ZelarPorSi – Apoio Domiciliário” foi a marca apresentada pela formanda licenciada em Serviço Social Luísa Soares, que criou também um site para a divulgar (zelarporsi.pt).
Luís Pires, outro formando, ambiciona abrir uma empresa ligada às artes gráficas. Chamar-se-á DigitalArt – Soluções Gráficas e já tem logotipo, manual de identidade e estacionário.
Sónia Herculano apostou numa ideia antiga: dar vida a um terreno com cerca de 7,5 hectares, localizado em Valongo do Vouga, onde existem vestígios de moinhos. O site moinhosdoribeiro.pt dá a conhecer este projeto de turismo rural.
Nesta sessão de apresentação de projetos, orientada pelo formador Nuno Viana, houve ainda tempo para o formando António Figueiredo mostrar uma aplicação de telemóvel que permite procurar pontos de interesse numa determinada zona. A formanda Sílvia Torres apresentou a reportagem “Regresso à Escola”, que dá a conhecer o lado positivo do desemprego.
O curso de Técnico/a de Multimédia começou em abril do ano passado e prossegue agora com uma formação prática em contexto de trabalho. É no distrito de Aveiro que os formandos vão dar provas do conhecimento adquirido.
Os 12 projetos – que José António Gomes, Diretor do Centro de Emprego Formação Profissional de Águeda, considera de “elevada qualidade” – têm aplicabilidade prática. Alguns já estão em funcionamento, outros necessitam apenas de financiamento para poderem avançar.