Um incêndio atingiu um armazém de produtos de aglomerados de madeira (paletes) no terminal Norte do Porto de Aveiro.
O alerta foi dado pouco antes das 5:00.
O fogo causou danos estruturais, fazendo colapsar parte da cobertura. Segundo adianta a Rádio Terranova, os bombeiros conseguiram evitar a propagação das chamas a instalações contíguas.
A elevada carga térmica devido ao tipo de material em causa obriga a um rescaldo demorado.
Pelas 8:30 permaneciam no local cerca de quatro dezenas de operacionais com apoio de 17 viaturas dos bombeiros de Ílhavo, Aveiro, Vagos e Albergaria-A-Velha.
Não há danos pessoais a lamentar e a operação portuária não foi afetada pelo incêndio.
Discurso direto
“O fogo deflagrou num armazém de tabopans, que são laminados de madeira fina, sendo que parte da matéria foi retirada, diminuindo a carga de combustão. O perímetro está controlado mas trabalhos vão ainda decorrer durante algum tempo porque o tipo de matéria demora a ser extinta. Ainda não são conhecidas as causas, mas a administração do Porto vai proceder à abertura de um inquérito para averiguar causas. A área de armazenagem é afastada do cais, por isso, o Porto continua operacional” – Eduardo Feio, presidente do Porto de Aveiro.
Armazém de farinhas consumido pelo fogo em Estarreja
Em Avanca, Estarreja, os bombeiros foram ativados pelas 8:20 para um armazém de plantas e farinhas “tomado pelas chamas”.
Às 8:55, estavam empenhados na ocorrência 23 operacionais com 10 viaturas.
Na primeira informação não havia registo de feridos, ainda que esteja uma ambulância para o local.
A Rádio Voz da Ria partilhou fotografias dos danos nas instalações, que ficaram destruídas. Dois camiões parqueados no interior também arderam.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.