O novo livro “Flamingos e o Sal da Ria de Aveiro” tem como base o trabalho que iniciei na Ria de Aveiro em 2019 sobre os flamingos e que me permitiu publicar algumas histórias.
Por João Nunes da Silva *
Fotografado na Ria de Aveiro, este novo trabalho centra-se na espécie flamingo-comum (Phoenicopterus roseus).
A espécie existente em Portugal, que era rara na ria, estava confinada a zonas como os estuários do Tejo e do Sado, à ria Formosa e ao sapal de Castro Marim. Aborda também as salinas e a sua importância para a diversa avifauna, onde se incluem os flamingos.
As imagens de flamingos foram efectuadas ao longo dos diversos concelhos que integram a Ria de Aveiro, e onde a presença de flamingos se tornou habitual. Outras aves que frequentam a Ria também são abordadas nesta publicação. Inúmeras imagens áreas da Ria de Aveiro e das suas salinas, umas das imagens de marca da região, complementam o trabalho fotográfico do livro dividido em quatro capítulos.
Para além do meu trabalho fotográfico, conta com uma aguarela do magnífico ilustrador José Arcas. Têm 144 páginas e 84 fotografias, capa dura com uma sobrecapa, formato 22,5 cm x 17 cm, e texto em português e inglês.
Conta com o apoio exclusivo da Câmara Municipal de Estarreja e o lançamento será no dia 15 de Abril no Observaria às 10.00 horas em Salreu. Após a apresentação de “Flamingos e o Sal da Ria de Aveiro”, será realizado um passeio pelos percursos BioRia, onde os participantes poderão observar e fotografar algumas espécies de aves, a vasta diversidade florística e a magnitude das paisagens rurais. Podem consultar o programa em https://observaria.pt/
* Fotógrafo. Mais informações em https://www.joaonunesdasilva.net/
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.