Um “balanço muito positivo” de um evento que “prossegue em rota de crescimento e forte impacto”. É este o tom do balanço que a Câmara de Aveiro faz da quarta edição do Festival dos Canais, que animou a cidade com artes de rua e concertos entre 15 e19 de julho.
Em 2020, repetir-se-á de 15 a 19 de julho, data já confirmada pela edilidade.
Segundo a Câmara, “milhares de pessoas” assistiram aos 251 espetáculos (mais de 270 artistas, de companhias nacionais e estrangeiras, de 16 países e 33 associações e empresas locais), apoiados por mais de 500 voluntários num investimento que rondou meio milhão de euros.
A estratégia traçada pelo evento é “ocupar um espaço específico e único” pela envolvência dos canais citadinos da ria.
A quinta edição do Festival dos Canais será “mais forte e mais ambiciosa e com um programa multidisciplinar”.
Aposta política ganha contra aproveitamentos para “ações panfletárias”
No balanço, a autarquia destaca o “envolvimento com a comunidade”, que se traduziu “numa maior aproximação e num estreitar de relações entre os artistas e as entidades, associações e coletivas” do município.
A Câmara assume o evento como “uma aposta política ganha” para “continuar a fazer crescer em dimensão e qualidade, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição, e lamentando o comportamento de alguns poucos, que tentaram tirar proveito de uma organização da Câmara para ações panfletárias despropositadas”.
É realçado ainda “o enorme impacto mediático do Festival dos Canais 2019”, confirmando “o sucesso deste evento também como uma importante operação de marketing territorial da cidade e do município de Aveiro”.
Discurso direto
“Trata-se, sem dúvida, de uma aposta ganha, quer pela qualidade artística dos projetos que durante estes dias encheram a cidade de cor, música e alegria, quer pela generosidade e participação do público que muito contribuiu para o sucesso desta edição. Cumpriu e ultrapassou as expectativas. Aquilo que iniciámos há 4 anos tem um processo de crescimento, que está a ser prosseguido na sua dimensão qualitativa e quantitativa, numa operação de marketing territorial que obteve um impacto muito positivo no tecido económico da Região” – ” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.
[Imagens do Festival dos Canais 2019]