Festival dos Canais renova “aposta estratégica” em edição especial Capital Portuguesa da Cultura

154
Festival dos Canais, 2024.

O 9º Festival dos Canais, evento multidisciplinar de artes em espaço público organizado pelo município de Aveiro, saiu para as ruas da cidade esta quarta-feira, prolongando-se até domingo. A organização acredita que a qualidade da programação de 2024 vai suplantar as anteriores edições.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Convém ter sempre ‘à mão’ o programa, uma vez que são 14 palcos, correspondentes a outros tantos ‘spots’, onde vão ter lugar 110 ações diversificadas, desde teatro de rua, circo, concertos, passando por atividades para a infância e um acontecimento gastronómico, que repete a dose do ano passado, o ‘Chefs on Fire Aveiro”

Consultar programa do Festival dos Canais dia a dia

“É o seguimento de uma aposta estratégica que a Câmara fez”, assinalou o presidente da autarquia, esta tarde, adiantando que o festival conta com quatro centenas de artistas, de 11 nacionalidades, envolvendo 60 estruturas artísticas, incluindo agentes locais. “Obviamente, para nós, é um privilégio muito especial viver esta edição que quisemos que fosse especial, por viver na Aveiro Capital Portuguesa da Cultura”, sublinhou o autarca aveirense.

O ‘grande público’ será brindado com concertos dos Resistência e Mariza. O programa de 2024 consegue apresentar cinco estreias absolutas e sete estreias nacionais, envolvendo, ao todo, um investimento de 780 mil euros, esperando-se que, no final, o festival “suba um patamar de qualidade”. Sobre a profusão de eventos nos municípios vizinhos, coincidindo muitos deles nas datas, Ribau Esteves não vê concorrência entre eles, preferindo destacar o dinamismo da Região de Aveiro, onde existem elevados fluxos turísticos que justificam “a oferta intensa” (declarações abaixo).

Praça da República, Aveiro, no Festival dos Canais.

José Pina, diretor do Festival dos Canais, está convencido que o ‘cartaz’ reunido em 2024 garante “a melhor edição de sempre”, destacando dois espetáculos, ambos de companhias francesas:  “La Belle Illusion”, pela companhia Cie Remue Ménage, inspirado na Belle Époque, na sexta-feira (23:00) e “Acqua forte – a phantasmagoria on the water” pela companhia Ilotopie (França), sábado, às 22:00, no cais da Fonte Nova (declarações abaixo).

+ informações em https://www.facebook.com/festivaldoscanais

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.