O Instituto Público Património Cultural aprovou a inscrição da ‘Festa de São Gonçalinho’ na listagem do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, informa a Câmara de Aveiro, que apresentou a proposta.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Segundo uma nota de imprensa, “o registo prossegue agora os devidos passos formais, que culminam com a publicação da decisão, nos próximos dias, em Diário da República.”
A proposta de inscrição da ‘Festa de São Gonçalinho’ no Inventário do Património Cultural e Imaterial de Portugal foi instruída por uma equipa técnica municipal, “em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz”.
Uma iniciativa que “integra a estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro, num claro reconhecimento da importância e relevância comunitária” dos festejos do santo padroeiro do bairro da Beira Mar, parte mais antiga do centro da cidade.
Discurso direto
“É uma excelente decisão e uma notícia que recebemos com muito satisfação, por todo o trabalho empenhado da Câmara e das entidades suas parceiras neste processo, e que assume o simbolismo muito especial de acontecer no ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura e a menos de um mês do início da ‘Festa de São Gonçalinho de 2025’. Como sempre tenho dito, a Cultura é uma área fundamental da ação da Câmara, que inclui diversas dimensões – tais como esta – de cuidar da herança e do património cultural, para que a história e a cultura Aveirense sejam valorizadas” – Ribau Esteves, presidente da Câmara.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.