A antiga escola básica de Mirante, em Canedo, no concelho de Santa Maria da Feira, passou a estar disponível “para acolher a população em situações de acidente grave ou catástrofe”.
O edifício propriedade municipal pode funcionar, em casa do necessidade, como Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).
A Câmara feirense fez uma visita técnica ao equipamento, coordenada pelo vereador que tutela a pasta da Proteção Civil, Vítor Marques, com a participação de responsáveis da Proteção Civi, GNR e Cruz Vermelha.
“A ativação deste apoio, equipado com recurso às capacidades do SMPC, visa proporcionar aos indivíduos e às famílias um lugar seguro para pernoitar ou descansar, antes, durante e após um acidente grave ou catástrofe. É igualmente assegurada a alimentação, higiene, agasalhos, apoio psicológico e cuidados básicos de saúde. No local, está também instalado um serviço de apoio à reunificação familiar e são disponibilizadas áreas lúdicas e de higiene para crianças e famílias, bem como espaços dedicados aos animais de companhia”, informa um comunicado.
Entre 1 de julho e 15 de setembro, no mesmo local, está em pré-posicionamento um dispositivo especial de combate a incêndios rurais, com o propósito de dar uma resposta mais célere e minimizar as consequências de um incêndio rural.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.