No sábado, dia 14 de maio, o Porto venceu o Estoril por 2 a 0 na ronda final do campeonato português. Mas este foi o jogo que já não significou nada para o Porto, uma vez que a equipa garantiu o seu título de campeão no sábado passado, dia 7 de maio, na 33ª ronda da Primeira Liga portuguesa.
Com a conclusão do Campeonato Português os torneios de futebol não acabam. Desfrute da sua sorte apostando connosco aqui.
Nem muitas pessoas sabem que o FC Porto começou a sua história com a primeira partida contra o Clube de Aveiro. Isto foi um jogo amigável que ocorreu no dia 8 de outubro de 1893.
Nesta época o FC Porto atingiu muitos recordes no campeonato: recorde de pontos, o clube demonstrou o melhor ataque com 86 golos marcados e a melhor defesa com apenas 22 golos sofridos.
Os Dragões conseguiram o título de campeões nacionais pela 30ª vez na sua história. Os jogadores não se ficaram por aqui e igualaram o seu melhor registo de vitórias de sempre num campeonato com 34 jornadas. No total desses 34 jogos, o clube teve 29 vitórias.
A última vez que conseguiu o mesmo registo foi na época de 1994/95. Ora, esse registo vitorioso permitiu a Sérgio Conceição e companhia alcançar o histórico registo de 91 pontos neste campeonato português, um recorde nacional, batendo precisamente o feito alcançado pelo FC Porto comandado por Sérgio Conceição em 2019/20.
Assim, antes do jogo com o FC Benfica, o FC Porto entendia que só precisava de um ponto em Lisboa para garantir o título já na penúltima ronda, e conseguiu acrescentar à sua celebração do campeonato uma vitória no seu principal rival.
Então, o FC Porto venceu o campeonato português após vencer o rival Benfica por 1-0 graças a um golo tardio do Zaidu Sanusi.
O lateral-esquerdo nigeriano Zaidu fez um contra-ataque em tempo adicional no Estádio da Luz para garantir que o Porto acrescentasse à sua colecção o seu 30º título da Liga.
Foi o terceiro troféu da Liga do treinador Sérgio Conceição depois de ter trazido o FC Porto ao título em 2018 e 2020.
“É uma vitória merecida”, disse Conceição. “Fomos a melhor equipa, actuámos fantasticamente, temos um elenco fantástico. Parabéns a todos”.
O Benfica detém um recorde de 37 títulos do campeonato. O Sporting, campeão da época passada, é o terceiro de todos os tempos com 19 vezes.
O resultado também garante que o campeão do ano passado, Sporting, termine em segundo lugar, e qualificar-se-á para a fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Benfica em terceiro.
O Benfica, que chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões esta época, vai entrar na ronda de qualificação da competição.
Antes da sua primeira derrota na liga esta época, em Braga há duas semanas, o Porto, sob o comando do treinador Sérgio Conceição, estabeleceu um novo recorde invicto da liga portuguesa de 58 jogos.
O FC Porto poderá coroar a sua época com um duplo, quando enfrentar o Tondela, 16º no campeonato, na final da Taça de Portugal, a 22 de maio.
Como é que foi o caminho do Porto para o seu 30º aniversário do título? Vamos ver algumas estatísticas e alguns factos.
Lista de registos e estatísticas do FC Porto
O FC Porto é um clube desportivo português sediado no Porto, mais conhecido pela sua equipa de futebol da associação profissional. Jogaram a sua primeira partida em 1893, mas só ganharam o seu primeiro troféu em 1911. Dois anos mais tarde, o Porto começou a competir num campeonato regional, e em 1922 ganhou a edição inaugural do Campeonato de Portugal, a primeira competição de clubes a nível nacional, para se tornar o primeiro campeão português.
Em 1934, uma competição experimental de duas ligas foi introduzida no futebol português; quatro anos mais tarde, a Primeira Liga de primeiro nível foi oficialmente estabelecida como o campeonato da primeira liga, do qual o Porto nunca foi despromovido.
Envolvido em competições internacionais desde 1956, o clube venceu o Bayern de Munique na final da Taça Europeia de 1987 para receber a sua primeira medalha de prata continental.
O Porto conquistou 30 títulos da liga incluindo uma série inigualável de cinco finais consecutivas do top-place de 1994 a 1999 e levantou a Taça de Portugal em 17 ocasiões.
Além disso, têm mais troféus da Supertaça Cândido de Oliveira (22) do que todos os outros clubes vencedores juntos.
Internacionalmente, o Porto é o clube português de maior sucesso, com um total de sete títulos. O ex-capitão João Pinto e o atacante Fernando Gomes detêm os recordes do clube para a maioria das aparições (587) e golos (352), respectivamente.
Em competições internacionais, estes recordes pertencem respectivamente a Vítor Baía (99) e Radamel Falcao (22). Baía é também o jogador mais bem sucedido do clube, com um total de 25 títulos. José Maria Pedroto é o treinador mais antigo do clube, tendo supervisionado 327 jogos em nove épocas.
Logo abaixo há uma lista que inclui as honras obtidas pelo Porto em todos os níveis e estatísticas de todos os tempos e os recordes estabelecidos pelo clube, os seus jogadores. Os estádios do clube também foram mudados durante a sua história: a sua mudança para o Estádio das Antas em 1952 e para o Estádio do Dragão em 2004.
Títulos
O FC Porto ganhou o torneio inaugural da Taça José Monteiro da Costa em 1911, garantindo o seu primeiro troféu de sempre. Três anos mais tarde, o clube conquistou o primeiro de um total de 30 títulos do campeonato regional. Em 1922, o seu sucesso regional expandiu-se a nível nacional, após a vitória na fase inaugural do Campeonato Português coroou o FC Porto como o primeiro campeão português. O clube conquistou então o seu primeiro título da Primeira Liga em 1934-35, quando ainda era uma competição provisória, e novamente nos anos de 1938 e 1939, quando se tornou o campeonato nacional oficial de primeira linha.
Nos anos de 1955 e 1956, o Porto levantou a Taça de Portugal pela primeira vez e garantiu a sua primeira dobradinha da liga e da taça.
A época seguinte assistiu à estreia do clube na fase internacional da Taça da Europa. Trinta anos mais tarde, o Porto venceu o Bayern de Munique na final da Taça Europeia de 1987 para ganhar a sua primeira medalha de prata europeia.
A época seguinte trouxe mais sucessos ao clube na SuperTaça UEFA e na Taça Intercontinental. Desde que conquistou o seu primeiro título da Supertaça Cândido de Oliveira em 1981, o Porto tem um recorde de 22 vitórias em 31 partidas, mais do que qualquer outro vencedor combinado.
Até o dia 7 de maio de 2022, o Porto ganhou um total de 80 títulos (competições regionais não consideradas), dos quais 73 foram obtidos a nível nacional e 7 foram obtidos em competições internacionais.
A equipa do clube
- A maioria dos títulos: 25 – Vítor Baía;
- A maioria dos títulos do campeonato: 10 – Vítor Baía;
- A maioria dos títulos consecutivos do campeonato: 5 – António Folha, Aloísio, Rui Barros, Ljubinko Drulović, Jorge Costa, e Paulinho Santos (1994-1999);
- A maioria dos títulos da Taça de Portugal: 5 – Vítor Baía, Aloísio, Domingos Paciência, Paulinho Santos, Jorge Costa, e Carlos Secretário;
- A maioria dos títulos de Supertaça: 8 – João Pinto;
- A maioria dos títulos de competições internacionais de clubes: 3;
- Taça Europeia 1986-87, Supertaça Europeia 1987, e Taça Intercontinental 1987 António André, João Pinto, Fernando Gomes, Józef Młynarczyk, Augusto Inácio, Jaime Magalhães, António Lima Pereira, Quim e António Sousa;
- Taça da UEFA de 2002-03, Liga dos Campeões de 2003-04, e a Taça Intercontinental de 2004: Vítor Baía, Maniche, Jorge Costa, Costinha, Derlei, Ricardo Costa, Pedro Emanuel.
Partidas do Clube
A maioria dos jogos oficiais numa época: 58 (2010-11);
Melhor início do campeonato: 13 vitórias (1939-40 Primeira Divisão).
Os primeiros jogos
- Primeira partida: Porto vs Clube de Aveiro (amigável, 8 de outubro de 1893)
- Primeiro jogo contra uma equipa estrangeira: Porto vs. Real Fortuna de Vigo (amigável, 15 de dezembro de 1907)
- Primeira partida no Campeonato do Porto: Porto 1-2 Boavista (1913-14 Campeonato do Porto, 4 de janeiro de 1914)
- Primeiro jogo do Campeonato de Portugal: Porto 2-1 Sporting (final do Campeonato de Portugal de 1922, 4 de junho de 1922)
- Primeiro jogo do campeonato: Belenenses 1-1 Porto (1934-35 Primeira Liga, 20 de janeiro de 1935);
- Primeiro jogo na Taça de Portugal: Vitória de Guimarães 3-2 Porto (1938-39 Taça de
- Portugal primeira ronda, 14 de maio de 1939
- Primeira partida na Supertaça: Benfica 2-0 Porto (1981 Supertaça Cândido de Oliveira, primeira etapa, 1 de dezembro de 1981
- Primeira partida em competições internacionais de clubes: Porto 1-2 Athletic Bilbao (1956-57 ronda preliminar da Taça Europeia, primeira mão, 20 de setembro de 1956).
Publicidade, serviços e donativos
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.
O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.