FAP constrói alojamento na Base Aérea de Maceda para oficiais do centro de operações de combate aos fogos florestais

762
Novos helicópteros da Força Aérea Portuguesa em Maceda, Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Força Aérea Portuguesa (FA) abriu um concurso público para a construção de um alojamento para oficiais na Base Área nº8 (BA8), em Maceda, concelho de Ovar. Um novo investimento para instalar o futuro centro de operações de combate aos incêndios florestais que deverá ficar operacional em 2026.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O preço base do procedimento tem o valor de 2,750 milhões de euros. O prazo de execução do contrato é de 365 dias.

A BA8 está a ser preparada para apoiar o combate a incêndios rurais, acolhendo, designadamente, a Esquadra 551, que ficará equipada com os helicópteros bombardeiros médios UH-60, e com o efetivo necessário.

A FAP prevê criar, também em Maceda, uma nova Esquadra de Voo, com o efetivo associado, para receber e operar os aviões bombardeiros pesados CL-515, recentemente adquiridos.

A “carência significativa de alojamentos para pessoal militar face ao número de camas atualmente disponíveis na BA8, torna necessária a realização de empreitada para construção de alojamento para militares a colocar na base entre 2025 e 2026.

Um encargo assumido com financiamento no âmbito da Lei de Infraestruturas Militares. Já em 2025, a FAP prevê despender 2,5 milhões de euros na obra lançada a concurso público e o restante no ano seguinte.

Novos edifícios para aeronaves

Está projetada a remodelação do hangar norte por cerca de 4 milhões de euros. A empreitada contempla, genericamente, a beneficiação do edifício, constituído pela nave e pelos anexos, com salas para acomodar as infraestruturas de manutenção específicas.

Segundo informações transmitidas pela Câmara de Ovar, o centro de operações dos meios aéreos de combate aos fogos florestais prevê a vinda para o concelho de cerca de 200 militares (cerca de 70 famílias) por um período de três anos.

Artigos relacionados

Base de Maceda prepara-se para acolher centro de operações de combate a fogos florestais

Base de Maceda recebe investimento de 4 milhões de euros para apoiar combate a fogos florestais

Força Aérea pede ajuda a Ovar no acolhimento de militares do futuro centro de operações de combate a fogos florestais

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3