Um homem de 40 anos foi ontem identificado pela GNR por suspeitas usurpação de funções e maus-tratos a animais na freguesia de Palhaça, concelho de Oliveira do Bairro.
“O suspeito praticava atos médicos veterinários sem estar habilitado, por todo o distrito de Aveiro, com maior incidência nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia e Águeda”, refere uma nota da GNR.
Na sequência de uma investigação que decorria desde setembro, os militares do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) de Aveiro deram cumprimento a cinco mandados de busca, duas domiciliárias e três em veículos, que culminaram na apreensão de “diversos medicamentos para uso veterinário sujeitos a receita médica, bem como utensílios próprios da atividade, nomeadamente para cirurgias.”
Segundo informa a Guarda, o detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Aveiro e Anadia e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Anadia, e com o apoio da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).