Falhas nos “Espaços do Cidadão” de Águeda instalados há dois meses

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Espaços do Cidadão, Águeda.

Dois meses depois da instalação dos 18 ‘Espaços do Cidadão’ para atendimento digital nas freguesias do concelho de Águeda, os serviços ainda não estão em pleno funcionamento.

Queixa apresentada pelo presidente da União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba, duas das localidades situadas mais no interior serrano do concelho.

Pedro Vidal, eleito pelo CDS, falava na reunião da Assembleia Municipal de Águeda realizada esta sexta-feira.

“Tem-nos causado imensos transtornos, quer pelas explicações que temos de dar às pessoas pela parte burocrática, quer pelas dúvidas diárias que vão surgindo”, alertou o autarca de freguesia.

Outra preocupação resulta do financiamento do funcionamento dos postos previsto no orçamento de 2019, que “não está correctamente cabimentado” pois reserva 26.400 euros, muito longe dos 200 euros “prometidos” para suportar encargos em cada posto durante 15 meses. Neste momento, as Juntas “não têm verba para consumíveis” necessários.

Na União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba existe outro problema: a zona está sem acesso a internet (fibra) há três meses, o que impossibilita o acesso à plataforma online.

A operacionalização do serviço “dois meses após a suposta abertura” motiva também queixas. “Os procedimentos e as indicações para funcionamento vão chegando a conta gotas, via email e com muito atraso”, lamentou Pedro Vidal, estranhando que tenha sido remetida “apenas uma credencial” para a União quando são necessárias duas.

Pediu, igualmente, à Câmara para que assuma a recolha do dinheiro pago pelos utentes na utilização de serviços disponíveis que atualmente é transportado “com alguns riscos” por funcionários.

Câmara promete custear serviços com “valores interessantes”

O presidente da edilidade, na resposta, entendeu “tranquilizar” os autarcas de freguesia quanto ao suporte financeiro dos ‘Espaços do Cidadão’, comprometendo-se a levar à próxima Assembleia Municipal de Fevereiro para aprovação “com valores interessantes” já alvo de negociações com as Juntas que estão disponíveis.

Sobre “as disfunções” no funcionamento dos postos de atendimento digitais, lembrou que “muitas delas não são da Câmara mas da Agência para a Modernização Administrativa”, esperando “avançar com os que que estão em condições”.

Quanto aos problemas com a internet (fibra), resultaram dos estragos causados pela tempestade Leslie e ainda existem trabalhos de reparação por concluir e sem data prevista.