Faleceu o Engº Joaquim Mendonça, grande impulsionador dos Galitos

6321
Joaquim Mendonça, antigo presidente do Clube dos Galitos.

Sem o seu trabalho, empenhamento, dedicação e sempre apoiado de perto pela sua equipa de trabalho diretivo, o almejado pavilhão, erguido na Forca e inaugurado solenemente em outubro de 2007, cremos bem que ainda hoje não existiria.

Por Carlos Naia *

Morreu esta quinta-feira de manhã, após três dias de internamento hospitalar, o nosso ex-presidente da Direção, Engº Joaquim Mendonça.

Uma notícia que nos trouxe profunda tristeza, se bem que já esperada, há algum tempo, pelo seu débil estado de saúde.

É com grande mágoa que vemos partir deste mundo um grande homem, um pai extremoso e um símbolo do dirigismo do nosso clube, pela obra realizada ao longo de uma vintena de anos – a maior de todas, a construção do nosso pavilhão desportivo, na Forca-Vouga.

Pessoa de uma rara sensibilidade e fino trato, foi inquestionavelmente um dos maiores dirigentes que serviram o nosso clube entre os anos 80 e 2000, sempre com extraordinária entrega e dedicação.

À frente de várias direções que serviram devotadamente este clube centenário, o Engº Joaquim Arnaldo da Silva Mendonça deixa uma marca indelével que ficará perpetuada no seu historial e todos sem exceção iremos sentir uma tristeza imensa de o ver partir desta vida para junto da sua extremosa esposa, falecida ainda há bem poucos anos.

Profissional de obras públicas e sócio da empresa Savecol, o Engº Joaquim Mendonça foi ainda Governador Civil de Aveiro durante algum tempo após o 25 de Abril de 74. Mas, acima de tudo, cumpre-nos, por inteira justiça e gratidão, prestar-lhe a nossa profunda homenagem pela obra a que deixa o seu nome ligado.

Natural de Estarreja, bem cedo fixou a sua residência em Aveiro, casou e constituiu uma vasta família exemplar, afável e muito unida nas suas raízes.

Voltando à sua obra notável, sem o seu trabalho, empenhamento, dedicação e sempre apoiado de perto pela sua equipa de trabalho diretivo, o almejado pavilhão, erguido na Forca e inaugurado solenemente em outubro de 2007, cremos bem que ainda hoje não existiria se não fosse a sua capacidade de lutar permanentemente e anos a fio, pela sua construção.

Uma obra notável para a dimensão do clube e uma mola extremamente impulsionadora do crescimento notável e nunca antes atingido do basquetebol do nosso clube e da cidade.

Obrigado Engº Joaquim Mendonça e que repouse em paz. O seu nome ficará perpetuado no Pavilhão Desportivo.

O funeral realiza-se este sábado, pelas 10 horas, da Igreja de Santo António para o Cemitério Sul.

* Sócio e antigo dirigente do Clube dos Galitos (Aveiro).

Publicidade, Serviços & Donativos