Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Espaço Inovação, em Vila Verde – Oliveira do Bairro, nos cinco dias da Expobairrada 2024, que decorreu entre 10 e 14 de julho.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O certame deu a conhecer o que de melhor existe e se faz no Coração da Bairrada, a nível industrial, comercial e agrícola, com uma forte componente gastronómica e enófila, e um cartaz de espetáculos que contou com nomes como Calema, Sara Correia, Bárbara Bandeira, Dama, José Cid c/ Conservatório de Música da Bairrada, MDO, Kura, Dillaz e Mishlawi, para além de vários DJ de renome nacional.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade organizadora da Expobairrada, fez um balanço “extremamente positivo” desta edição da feira, considerando que “manteve a mesma linha de crescimento dos últimos anos, com uma melhoria contínua na organização, proporcionando uma melhor experiência aos visitantes e melhorando as condições para os expositores, que são a razão de ser desta iniciativa”.
Ainda sobre as empresas participantes, o autarca confidenciou que a organização teve que recusar dezenas de candidaturas “por falta de espaço na nossa área de exposição, o que diz muito do interesse que o tecido empresarial do concelho e da região tem no nosso certame”.
Duarte Novo quis destacar ainda os dois seminários organizados pela Kiwicoop, sobre os setores de produção do kiwi e do abacate, que “encheram por completo o auditório do Espaço Inovação”, assim como “o ciclo de conversas com empresários promovido pela ACIB, que tornaram o evento ainda mais interessante, útil e dinâmico”.
As associações participantes também não foram esquecidas pelo líder da autarquia bairradina, que agradeceu a sua presença e “a forma como colaboraram para que este evento tivesse sucesso e todas as partes, empresas, movimento associativo e visitantes, saíssem a ganhar e com vontade de regressar em 2025”.
“Evento de referência” e pedidos ao Governo
A cerimónia de inauguração da Expobairrada 2024, no dia 10 de julho, contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
O governante referiu-se à Expobairrada como um “evento de referência” e elogiou o Município de Oliveira do Bairro, classificando-o como “um concelho forte, um concelho que está em contraciclo, numa perspetiva positiva, no que concerne ao desafio demográfico”.
Sobre o trabalho de Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, e do seu Executivo, Hernâni Dias referiu ser “importante reconhecer o mérito daqueles que se dedicam à causa pública e organizam eventos desta envergadura, que colocam o seu concelho muito mais além das fronteiras do seu próprio território e conseguem, de facto, (…) elevar o nível de desenvolvimento e de bem-estar dos seus concidadãos”.
Por seu lado, Duarte Novo deixou alguns apelos ao governante, nomeadamente sobre a já antiga revindicação de um novo nó de acesso à A1, que é “uma pretensão também do Município de Anadia e uma luta que temos feito em conjunto e que dura há muitos anos, sendo fundamental para toda a economia bairradina”.
Relativamente à Linha de Alta Velocidade, o autarca pediu “a cautela necessária e o diálogo aberto com as entidades da administração local, com vista à salvaguarda do interesse de todos, tanto privado como público”, deixando ainda um apelo à “desburocratização, tão necessária e tão reclamada”.
Câmara de Oliveira do Bairro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.