Etiquetas anti-furto RF: Cautelas tecnológicas para garantir segurança

506
Dreamweb 728×90 – Video I

Os crimes contra o património, onde se incluem os assaltos (furtos e roubos), estão a aumentar em Portugal desde 2021, invertendo a tendência observada de 2019 a 2020, devendo motivar uma atenção especial do sector comercial, um dos alvos.

Nas ‘Estatísticas da Justiça’, que reportam dados das várias forças policiais, estão registados no ano de 2021 um total de 150.362 crimes contra o património. Em 2022, observa-se um ‘salto’ para 173.334. O ano de 2023 continuou a ser de crescimento, para 188.584.

Segundo o balanço governamental, os crimes contra o património representaram em Portugal continental no ano de 2023 cerca de 51,0% do total, que foi de 189.657 crimes registados.

Medidas de segurança ativa

Os estabelecimentos comerciais são ‘alvos’ preferenciais dos ‘amigos do alheio’, obrigando as empresas a tomar medidas de segurança ativa. Não é raro, pelo contrário, que surjam notícias de assaltos a estabelecimentos.

Por isso, as próprias autoridades policiais têm programas de apoio, como o ‘Comércio Seguro’, que é promovido em todo o País, numa filosofia de policiamento de proximidade, proporcionando proteção e segurança aos comerciantes.

PSP e GNR disponibiliza equipas para a promoção de acções de sensibilização e recomendam a adopção das medidas que melhor respondam às necessidades e condições específicas das diferentes comunidades locais em geral e das suas áreas comerciais em particular.

No distrito de Aveiro, à semelhança do país, a PSP assinala o período de saldos indo ao encontro dos comerciantes no âmbito da campanha “Montra segura – Na segurança não há saldos”, com ações de sensibilização e contactos individuais de prevenção criminal junto dos comerciantes.

Equipamentos anti-furto avançados

Agora que se aproximam meses de muita atividade nas lojas e outros espaços comerciais, cabe também às empresas assumir a sua parte, recomendando-se investir em equipamentos de segurança tecnologicamente avançados, como os sistemas antifurto Checkpoint. As antenas EAS oferecem “uma deteção excecional e uma gama de opções de instalação pelos nossos departamento do Customer Success”.

Como parte da CCL Industries, a Checkpoint Systems afirma que tem “um histórico comprovado de implementações bem-sucedidas”, merecendo destaque as etiquetas anti-furto RF, cuja utilização estendeu-se por uma vasta gama de produtos, desde a eletrónica à moda, bricolagem, produtos farmacêuticos e alimentares. Estão disponíveis para retalhistas “os produtos mais inovadores e tecnologicamente avançados, concebidos para proteger mercadorias com elevado índice de furto”.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.