ETAR de Ílhavo recebeu investimento de1 milhão de euros

564
ETAR de Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Águas do Centro Litoral (AdCL) informa que concluiu empreitada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ílhavo, que permite aumentar a eficiência energética da instalação.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A apresentação do investimento de mais de 1 milhão de euros está marcada para 29 de julho com a presença do conselho de administração da empresa do grupo Águas de Portugal e outros convidados.

Segundo um comunicado, a intervenção envolveu a substituição do sistema de arejamento da ETAR de Ílhavo por difusores de bolha fina, de maior eficiência, o que “como principal objetivo assegurar o cumprimento das exigências da licença de descarga”.

A maior eficiência dos difusores permite fornecer o oxigénio necessário com compressores de potência muito inferior do que utilizando turbinas e, assim, tornar possível a redução do consumo específico.

A AdCL “reafirma o seu compromisso com os municípios que serve, garantindo-lhes um serviço de qualidade e promovendo um ambiente mais limpo e sustentável”, considerando o investimento na ETAR de Ílhavo como “um exemplo concreto em melhorar continuamente as suas infraestruturas e serviço em prol da comunidade e do meio ambiente”.

ETAR inaugurada em 2002

A ETAR de Ílhavo recebe e trata os efluentes domésticos e industriais dos municípios de Aveiro, Cantanhede, Ílhavo, Mira e Vagos, estando preparada para servir cerca de 160 mil habitantes-equivalentes. Inaugurada em agosto de 2002, integra um sistema de tratamento biológico por lamas ativadas em regime de média carga, com remoção da matéria orgânica. Dispõe também de uma unidade de cogeração onde, através da utilização do biogás.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.