Estudo prévio da Plataforma Logística da Pampilhosa pronto no início de 2025

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Estação ferroviária da Pampilhosa (Linha do Norte).

A Câmara da Mealhada, a Administração do Porto de Aveiro e a Administração do Porto da Figueira da Foz “já estão no terreno com o estudo dos modelos de negócio e de exploração da Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP)”.

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Uma informação prestada em comunicado pela edilidade bairradina, adiantando que as partes comprometem-se apresentar o estudo prévio para esta estrutura “já em março do próximo ano”.

Uma reunião recente permitiu arrancar com os estudos e calendarizar as ações no âmbito do projeto, “conhecidas que são as novas orientações da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes”, onde a Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP) surge como Terminal Rodoferroviário Principal.

“Esta vontade conjunta de reforçar a conectividade ferroviária com os portos e criar uma infraestrutura logística de qualidade na região Centro, levaram estas entidades a lançar o concurso para a elaboração deste estudo para a futura Plataforma, que será um dos equipamentos classificados como principais no país em matéria de distribuição e transporte de mercadorias”, explica a Câmara da Mealhada.

A construção de uma zona industrial contígua à plataforma, a criação de um porto seco (estação aduaneira) e a possibilidade de expansão para Coimbra norte “são algumas das opções a ter em conta.

Citado na nota de imprensa, Eduardo Feio, presidente do conselho de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, reconhece o papel da PLP sendo “fundamental para os dois portos, na perspetiva de aumento do seu ´hinterland’, permitindo aumentar os serviços portuários e logísticos em toda a região Centro e potenciar a nossa posição em termos ibéricos”, Além disso, antecipa o investimento como sendo “fundamental também para cumprir os desígnios europeus na transferência modal do transporte rodoviário para ferroviário, contribuindo para a descarbonização, tonando-nos mais eficientes sem pôr em causa o sucesso da nossa economia”.

Estudos a realizar

Definição do modelo operacional da PLP, identificação e análise de benchmarking das plataformas logísticas ibéricas, estudo de mercado da PLP, proposta de estudo prévio, identificação e caraterização das infraestruturas e superestruturas a construir, definição do modelo de exploração, opções de financiamento e elaboração de estudos de viabilidade económico-financeira, entre outros.

Discurso direto

“Este projeto já se arrastava há muitos anos, sofreu várias alterações, mas de há dois anos a esta parte começou a ganhar força e uma nova dimensão. À nossa insistência juntaram-se agora as novas orientações da União Europeia e a vontade dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para trilharem este projeto conosco. Esta oportunidade é única para fazer vingar este projeto, colocando-o na agenda local, nacional e da Europa. A PLP encaixa-se perfeitamente nas metas da União Europeia quanto à redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa e é vital para atingir essa meta a criação de portos secos, que privilegiam o transporte ferroviário, tirando o transporte de mercadorias das nossas estradas” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

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