O município de Estarreja integra o projeto europeu ‘TRANS-lighthouses’, que dinamiza uma extensa ‘rede de faróis’ para criar as chamadas ‘Soluções baseadas na Natureza’ (SbN).
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O consórcio, que é financiado pela União Europeia (UE) com quase 6 milhões de euros (até 2026), inclui quase duas dezenas de entidades (universidades, municípios e associações) provenientes de 10 países europeus sob coordenação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Estão envolvidos, igualmente, vários observadores internacionais dos continentes americano, africano e asiático.
O projeto europeu ‘TRANS-lighthouses’ incentiva a criação de SbN para preservar/restaurar ecossistemas, permitindo, dessa forma, não só resolver desafios ambientais, como também sociais e económicos, beneficiando tanto a biodiversidade como as comunidades locais, especialmente as mais vulneráveis.
BioRia é ‘Caso de Estudo’ e também há um ‘Caso Piloto’ em desenvolvimento
Estarreja participa com um ‘Caso de Estudo’, o projeto BioRia (rede de percursos lagunares, centro de interpretação ambiental e programa de atividades de sensibilização ambiental), tendo uma equipa, também, a dinamizar aquilo que vai ser o seu ‘Caso Piloto’, sobre o qual serão adiantadas mais novidades proximamente.
A equipa do BioRia tem organizado sessões de apresentação nas escolas do concelho. Após algumas reuniões e trabalho colaborativo entre técnicos municipais e docentes foi cocriada uma estratégia de ação para dinamizar a iniciativa ‘A tua voz pela Natureza de Estarreja’, que é o mote do ‘Caso Piloto’.
O desafio lançado aos jovens é “olhar para o território do concelho, e em conjunto, desenhar e construir as próximas SbN a implementar em Estarreja com o objetivo global de promover e valorizar o património natural”.
» O projeto ‘TRANS-lighthouses’ propõe novos modelos de governação, cocriação e tecnologias para maximizar benefícios sociais, ecológicos e económicos, promovendo soluções justas e sustentáveis.
» Promove a criação de ‘faróis’ em áreas urbanas, rurais, costeiras e florestais, que representam redes de governação local e instrumentos de cocriação, testando novas abordagens em projetos de pequena escala.
» Cada ‘farol’ é composto por laboratórios de conhecimento vivo, casos de avaliação, casos-piloto e parceiros associados internacionais.
+ info: https://trans-lighthouses.eu/en/pilot-cases/bioria-natural-park | https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/trans-lighthouses
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.