Estarreja: Mudanças nas regras das bolsas de estudo municipais para o ensino superior

443
Paços de concelho de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

“Novas condições, mais bolsas e apoio reforçado para estudantes até aos 29 anos”. A autarquia de Estarreja introduziu alterações no programa de bolsas direcionadas para o ensino superior, que entra na sua 16ª edição.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Corre já o período de candidaturas às bolsas, até 5 de dezembro, que é feito exclusivamente através da plataforma digital no site municipal.

O programa apoia estudantes do ensino superior, com idades até 29 anos, residentes no concelho há mais de dois anos e cujos rendimentos familiares se enquadrem nos critérios estipulados no regulamento.

Segundo a edilidade, as alterações introduzidas “reforçam o compromisso” de “apoiar a educação dos jovens que enfrentam dificuldades económicas”.

Uma das medidas é a expansão das bolsas disponíveis, para 20 estudantes (além das renovações previstas), distribuídas em 10 para licenciaturas, 5 para mestrados e 5 para Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados em Estarreja. “Um ajustamento às necessidades de formação dos estudantes do concelho e às várias áreas de estudo que frequentam”.

Os critérios também foram atualizados, com a idade máxima dos candidatos a subir para 29 anos. Continuam, ainda assim, a ser atribuídas com base no rendimento per capita e no mérito académico, com prioridade para os jovens em situações económicas mais vulneráveis e com melhor desempenho escolar.

Desde 2009, a Câmara de Estarreja já atribuiu mais de 300 bolsas de estudo, “consolidando-se como um forte aliado na formação e qualificação dos jovens do concelho.”.

O apoio financeiro mensal mantém-se até 125 euros, distribuído durante 10 meses por ano, num total anual entre 750 euros e 1250 euros, dependendo do escalão atribuído.

O programa municipal conta com um apoio do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja, que financia três bolsas de estudo. Em troca do apoio, os bolseiros comprometem-se a prestar 80 horas anuais de serviço comunitário em iniciativas municipais.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.