Estarreja / ESTAU: Pintura mural evoca ligação da antiga indústria dos adubos à agricultura

362
Projeto de mural para a EN 109, complexo químico de Estarreja.

O artista plástico Bigod (João Domingos) aceitou o convite da empresa Bondalti para fazer uma pintura mural junto do complexo químico de Estarreja, o que acontece no âmbito do ESTAU, festival de arte urbana promovido pela autarquia.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A obra, que usa como tela um muro de 500 metros, junto à EN 109, evoca a ligação da comunidade à indústria e agricultura.

A pintura mural, que já decorre, estará concluída até ao final da sexta edição do ESTAU (22 de setembro).

A Bondalti, sucessora das empresas químicas Amoníaco Português, Quimigal e CUF, que produziram nas suas fábricas locais adubos, refere que o convite a Bigod é “uma forma de homenagear a relevância de Estarreja e a excelência das suas pessoas em setores de atividade cruciais para o país, com um forte impacto socioeconómico na história e na identidade do concelho” de Estarreja.

Discurso direto

“O meu registo de trabalho é falar sobre o passado e trazê-lo para o futuro de forma intuitiva. Daí ter pegado nos elementos da fábrica, e também em vários aspetos e tradições características da região, para produzir este mural. É um desafio complexo, porque se trata de uma parede em extensão. Os elementos gráficos têm de ter coerência e ligação, sem nunca perder a noção de perspetiva. Mas está a fluir muito bem e o resultado final vai ser muito visual” – Bigod, artista plástico.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.