O PS de Estarreja alerta para falhas no início do ano letivo, imputando responsabilidades ao município local.
A concelhia “lamenta” que não estejam a funcionar no 1º ciclo do ensino básico, as componentes de Acolhimento (7:30 – 9:00), Atividades Extra Curriculares (15:30 e 16:30) e Componente de Apoio à Família (16:45 – 17:45)
“É preciso que os pais que exercem profissões com horário de trabalho diurno e que não têm com quem deixar os filhos, tenham conhecimento que este tremendo transtorno é da responsabilidade exclusiva da Câmara Municipal de Estarreja”, refere um comunicado.
Segundo o PS, é necessário concurso público para o preenchimento dos postos de trabalho para a AEC, que está nas mãos da edilidade “há muitos anos”. “Sendo a autarquia de Estarreja governada pela coligação há mais de duas décadas, é incompreensível que ainda não saibam lançar concursos a tempo e horas do início das aulas”, criticam os socialistas, adiantando que o problema não está relacionado com transferência de competências na área da educação, em vigor desde 1 de Abril de 2022.
“Além de que, se há qualquer problema com os concursos, compete à Câmara, pelo menos, colocar recursos humanos da autarquia nos horários que estão por preencher para assegurar o serviço de Acolhimento e de CAF. Não é difícil e pode ser resolvido de forma muito rápida”, apela o PS.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.