A partir do dia 26 de outubro, o ‘hospital de dia polivalente’ do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) vai passar a funcionar, “integralmente”, no hospital de Águeda. No passado dia 20, a ‘unidade de tratamento da dor’ foi transferida para o hospital de Estarreja. Medidas que permitem aumentar a resposta em Aveiro a infetados por Covid-19.
As mudanças, explica um comunicado do CHBV, são “uma forma de garantir a segurança máxima da prestação de cuidados a doentes, particularmente suscetíveis, numa altura em que é necessário redimensionar os espaços do hospital de Aveiro, de forma a garantir resposta à crescente procura de cuidados por parte de doentes com covid-19”.
A transferência do ‘hospital de dia’ e da ‘unidade de tratamento da dor’ libertam o quinto andar do hospital de Aveiro para “aumentar as camas integralmente dedicadas a doentes Covid”.
Assim todos os tratamentos em sede de ‘hospital de dia’, como as sessões de quimioterapia, vão passar a ser realizados em Águeda, “num espaço autónomo do principal núcleo hospitalar, confortável e seguro.”
Segundo o CHBV, são “deslocações temporárias, mas necessárias, não só para permitir aumentar a capacidade de resposta aos doentes Covid-19, mas, sobretudo, para garantir a maior segurança dos circuitos dos doentes imunodeprimidos, designadamente das pessoas com doença oncológica.”
O conselho de administração aproveita para agradecer “o empenho de todos os profissionais envolvidos nestas mudanças e pede a maior compreensão a todos os doentes e familiares.”