A Infraestruturas de Portugal (IP) vai assumir a comparticipação da execução de uma rotunda na Avenida PACOPAR, em Estarreja, permitindo melhorar o acesso de pesados de mercadorias ao Ecoparque Empresarial.
O investimento esteve para ser realizado pela concessionária Ascendi, que construiu, no âmbito da concessão da Costa de Prata (A29), a ligação entre a EN 109, em Avanca, e a EM 558, já em Pardilhó.
O protocolo aprovado, recentemente, pela Câmara estarrejense prevê que a empresa pública suporte 494.517 euros da obra, que está orçada em 651.244 euros. O remanescente fica por conta da edilidade que tem a seu cargo o projeto e será a ‘dona da obra’.
A ligação entre a EN 109, em Avanca, e a EM 558, já em Pardilhó, previa três rotundas: a primeira na ligação à EM 558, uma segunda ao km 0,750 e a terceira ao km 1+750, na ligação com a via municipal de ligação à zona industrial.
Em 2008, o Governo acordou com os municípios de Estarreja e Murtosa medidas compensatórias de reforço das acessibilidades viárias à A29/IC1.
Durante a fase de construção da variante à EN224, o município de Estarreja manifestou interesse em que a concessionária executasse uma quarta rotunda na Avenida PACOPAR, em troca da rotunda ao km 0+750.
O município considera que “a construção da rotunda ao km 0+750 na variante à EN 224 é relevante para o desenvolvimento económico e para o reforço da atratividade do concelho”, atendendo à fixação de várias empresas naquela zona ter levado a “um aumento significativo do tráfego de pesados em vias estreitas e confinadas da freguesia de Pardilhó”.
Artigos relacionados
Estarreja já pensa em nova ampliação do Eco Parque
Expansão do Ecoparque empresarial de Estarreja adjudicada por 3,1 ME
Publicidade, Serviços & Donativos
Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.