Estarreja: Câmara dá parecer favorável à construção de uma refinaria de lítio

3683
Paços de concelho de Estarreja.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Estarreja deu parecer favorável, por unanimidade, ao requerimento de reconhecimento como de Potencial Interesse Nacional (PIN) feito por uma empresa do Grupo José de Mello para localizar no concelho “a primeira fábrica de refinação de lítio sustentável em Portugal.”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigos relacionados

Grupo José de Mello decide refinaria de lítio “nos próximos meses”

Estarreja na rota dos investimentos no lítio

A construção da fábrica está a ser projetada pela Lifthium Energy S.A. , do grupo que também integra a Bondalti (antiga CUF / Quimigal), há muitas décadas presente no complexo químico de Estarreja.

A nova empresa deseja com a primeira fábrica de refinação de lítio ‘verde’ em Portugal assumir “um posicionamento de referência na refinação sustentável de lítio a nível mundial”.

A unidade irá produzir hidróxido de lítio (grau bateria), “capacitando Portugal para ter uma importante intervenção e posicionamento em toda a cadeia de valor do lítio e das bateriais”.

Face aos “elementos disponibilizados” e “sem embargo da necessidade de novos estudos e apreciações adicionais”, a Câmara de Estarreja respondeu à Agência Para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) que o projeto é considerado como “de grande relevância em termos de mais valia e mérito”, motivando, assim, o “reconhecimento do seu estatuto de PIN”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.