A Câmara de Estarreja deu parecer favorável ao “reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Público (PIN)” do projeto ‘The hydrogen way for our quemical future – H2ENABLE’.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A candidatura a PIN foi apresentada à Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP) pela Bondalti H2, subsidiária da Bondalti Chemicals, que tem instalações fabris em Estarreja, onde produz químicos orgânicos (anilina e derivados) e químicos inorgânicos (produtos cloro-álcalis), maioritariamente para exportação.
A Bondalti H2 foi criada para simplificar a execução e agilizar a gestão do projeto H2ENABLE, destinado à produção de hidrogénio renovável em Estarreja, com destino principal às outras empresas do complexo químico (Air Liquide, AQP, Cires-Shin Etsu e Dow Portugal), mas também a outros sectores, como cerâmicas.
Representando um investimento de cerca de 140 milhões de euros até 2025, o projeto para Estarreja obteve já o estatuto de “Importante Projeto de Interesse Europeu Comum”, concedido pela Comissão Europeia, e foi aprovado em 2022 para financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
» A Bondalti H2 projeta a construção de infraestrutura com uma eletrólise de 40 megawatts (MW) de potência, alimentada por energia 100% renovável, que permitirá produzir anualmente 5,5 quilotoneladas de ‘hidrogénio verde’.
» A fábrica de Estarreja também permitirá a produção para venda direta no mercado, nomeadamente por injeção na rede nacional de gás natural, e para o setor da mobilidade.
» A Bondalti participa também no Green H2 Atlantic, projeto que está a ser desenvolvido em Sines por um consórcio de 13 empresas e entidades ligadas à investigação.
Artigos relacionados
Estarreja / Hidrogénio: Projeto da Bondalti considerado de “interesse europeu”
Projeto da Bondalti integra Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2)
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.