Está convocada uma reunião, que terá lugar “muito brevemente” para se procurar “respostas adequadas às famílias” de Estarreja que poderão ser afetadas pelo fecho da valência do pré-escolar na Santa Casa da Misericórdia local. Está em causa o futuro de cerca de 60 crianças, uma vez que não está assegurada a existência de vagas alternativas no próximo ano lectivo”.
Artigo relacionado
Estarreja: Pais contestam fecho de salas de pré-escolar da Misericórdia local
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O eventual encerramento da valência do pré-escolar pela Santa Casa Misericórdia de Estarreja “não é da responsabilidade da Câmara Municipal, nem se enquadra no quadro das transferências na área da educação, ao abrigo do Dec-Lei nº 30/2019, de 30 de janeiro.”. Esclarecimento prestado pela edilidade depois do PCP ter questionado “as medidas” tomadas para dar “resposta devida e atempada” às preocupações manifestadas por pais e encarregados de educação”
A Câmara diz que “acompanha com preocupação esta situação” desde o ano passado, quando a Santa Casa da Misericórdia apresentou a sua intenção. E nessa altura, foi pedido à instituição que convocasse as entidades competentes que aprovam e financiam – Segurança Social e Ministério da Educação – “para, conjuntamente encontrar a melhor resposta aos encarregados de educação.”
O esclarecimento municipal adianta que “já convocada uma reunião conjunta, que se espera que se realize muito brevemente para se encontrar as respostas adequadas às famílias.”
A Câmara informa que está a desenvolver o projeto de requalificação e ampliação da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, recebida no âmbito da transferência de competências, “contemplando a construção de novas salas para a educação pré-escolar”. E critica a posição do PCP, que “continua com vontade de estatizar todas os serviços em todas as áreas, desrespeitando a livre escolha das pessoas e os investimentos e respostas das Instituições Particulares de Solidariedade Social, que desde há muitos anos tem desempenhado um papel imprescindível na comunidade estarrejense.”
Já a mesa administrativa da Santa Casa, questionada por NotíciasdeAveiro.pt, limitou-se a dizer que “a questão em apreço é tratada em sede e local próprios, não nos órgãos de comunicação social.”
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.