O Grupo de Aveiro passou a ser um dos maiores Grupos de Associação e o maior da Região do Centro, conta agora com 99 elementos ativos e uma lista de 9 pré-inscrições.
Por Ricardo Ferreira *
O Grupo de Escoteiros de Aveiro da Associação dos Escoteiros de Portugal comemorou o seu 7º aniversário.
A abertura oficial do Grupo aconteceu a 27 de julho de 2013, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. Passados 7 anos, o Grupo resolveu assinalar a data no mesmo local. Tal como há 7 anos, a cerimónia iniciou com uma viagem de moliceiro entre o Rossio e o Cais da Fonte Nova, onde estava a família escotista a aguardar para cantar os parabéns.
Este ano, em representação do Grupo, seguia no moliceiro o Escoteiros Chefe de Grupo, acompanhado pelas bandeiras nacional e da do grupo. Os presentes cantaram os parabéns dirigidos às bandeiras que seguiam no moliceiro, também ele símbolo do Grupo, no final comeram os vários bolos que cada um trouxe.
A restante cerimónia com a entrega da insígnia de Lobito Alerta ao Rodrigo Almeida e Escoteiro da Pátria à Caminheira Tatiana Madeira aconteceu no círculo de bandeiras ali colocado pela ocasião do Festival dos Canais, numa colaboração entre o Grupo de Escoteiros e artista Maria Matina.
O Chefe Nacional Miguel Gonzales felicitou o Grupo e os condecorados, elogiou e reconheceu o trabalho desenvolvido ao longo destes 7 anos e a qualidade do escotismo praticado, o que levou ao crescimento exponencial, suficiente para que a associação equacione a abertura de mais grupos na região.
O Grupo de Aveiro passou a ser um dos maiores Grupos de Associação e o maior da Região do Centro, conta agora com 99 elementos ativos e uma lista de 9 pré-inscrições. Recebeu 4 prémios Escotismo de Excelência sendo que os últimos dois fora de Grau Platina, o maior que pode ser atribuído.
Sempre pronto,
* Escoteiro Chefe de Grupo, Associação dos Escoteiros de Portugal, Grupo 249 – Aveiro.